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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Maria do Socorro Vieira-
dc.contributor.authorCosta, Karina Rodrigues da-
dc.date.accessioned2021-11-05T15:28:26Z-
dc.date.issued2018-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/486-
dc.description.abstractPattern writing is one of the essential tools for the insertion of man in society as a critical, participatory and transformative agent. One of the school missions is to facilitate students’ access to both the pattern language and the linguistic diversity. Therefore, in this dissertation, the main thesis is the use of the infinitive, gerund and participle nominal forms in the writing of students. One of the objectives was to contribute to the improvement of the Portuguese language teaching in public schools, and, to accomplish such a goal it would be necessary to elaborate a didactic-pedagogical proposal with adequate and effective pedagogical strategies. To achieve such goals, the investigation was supported with linguistic theories on Phonology and those which approach orality influence in writing. Some guiding questions about the structuring of the register of Portuguese verbs nominal forms in students’ writing production were formulated on the possible influence of speech in this writing and on the recurrent phonological processes in the registers of the written forms of the studied students. Because evidences have shown that classroom activities have failed to develop writing to content, three hypotheses have been raised and, at the end of this investigation, two proved true and one was partially confirmed, as evidenced by the analysis of the data compiled. As to its approach the methodology used was the the bibliographic and in what procedures are concerned the field research, specifically the research-action, was selected as the latter requires the identification and description of a problem, combines theory with practice, besides proposing the creation of an intervention that acts effectively upon the problem, aiming at its solution. Research corpus was composed by 9th grade students at the São Francisco State School, in Ibiaí – state of Minas Gerais. Results obtained revealed the significant presence of orality in students' writing and their difficulty in producing texts in learned writing, but due to their attempt to systematize their writing. Based upon these results, a proposal of pedagogical intervention was developed with strategies to improve learners’ writing with the written norm, and thus contribute to the improvement of the the Portuguese language teaching in Brazil. In this sense, research still suggests educators a careful reflexion on their own pedagogical practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectOralidade e escritapt_BR
dc.subjectSociolinguístico educacionalpt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.titleAs formas nominais na escrita de alunos do Ensino Fundamental II: Chico Bento aprende a escreverpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoA escrita considerada culta constitui um dos meios para a inserção do homem na sociedade como agente crítico, participativo e transformador. Uma das missões da escola é facilitar aos alunos o acesso à norma padrão e à diversidade linguística. Por essas razões, o objeto de estudo desta dissertação é o estudo sobre o uso das formas nominais infinitivo, gerúndio e particípio, na escrita de alunos. Definiu-se como um dos objetivos contribuir para a melhoria do Ensino da língua portuguesa nas escolas públicas, e, para isso, seria necessário elaborar uma proposta didático-pedagógicaa com estratégias adequadas e eficientes. Para alcançar esses objetivos, a investigação contou com o suporte das teorias sobre Fonologia e daquelas que abordam a influência da oralidade na escrita. Algumas questões norteadoras sobre a estruturação do registro das formas nominais de verbos do português, na produção escrita dos alunos, foram formuladas para verificar a possível influência da fala nessa escrita, e os processos fonológicos recorrentes nos registros da escrita dos aprendizes pesquisados. Porque as evidências vêm mostrando que as atividades em sala de aula fracassaram em desenvolver a escrita a contento, três hipóteses foram levantadas e, no final desta investigação, duas foram comprovadas totalmente e uma o foi apenas parcialmente, como demonstra a análise dos dados compilados. Em relação à abordagem, a metodologia usada foi a bibliográfica e, no que tange aos procedimentos, a pesquisa de campo, especificamente, a pesquisa-ação foi selecionada, porque demanda a identificação e a descrição de um problema, une teoria e prática, além de propor a criação de uma intervenção que aja, efetivamente, sobre o problema, com vistas à sua solução. O corpus da pesquisa são os alunos do 9º ano da Escola Estadual São Francisco, em Ibiaí, Minas Gerais. Os resultados obtidos revelaram a presença significativa da oralidade na escrita desses aprendizes e sua dificuldade em produzir textos na norma culta escrita, o que deve, como provam os dados, à sua tentativa de sistematizar sua escrita. Com base nesses resultados, desenvolveu-se uma proposta de intervenção pedagógica com estratégias para melhorar a escrita dos discentes, no que tange à norma culta, e, assim, contribuir para a melhoria do ensino da língua portuguesa do Brasil. Neste sentido, a pesquisa ainda sugere aos educadores uma reflexão cuidadosa sobre sua prática pedagógica.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T15:28:26Z-
dc.contributor.refereeCardoso, Caroline Rodrigues-
dc.contributor.refereeBarbosa, Liliane Pereira-
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