Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Kleiber Ribeiro da-
dc.date.accessioned2021-11-05T15:54:28Z-
dc.date.issued2018-03-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/487-
dc.description.abstractThis report aims to present the second stage of development of the didactic game Language and Interaction, initially developed by Awdrey Dorásio de Souza Oliveira, under the guidance of teacher Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, and finalized through this research. The game aims to develop the communicative competence of elementary school students through a playful and contextualized activity. To do so, it is based on the projection of different communication situations that demand the production of oral and written textual / discursive genres, with a view to increasing students' oral and written expression skills, as well as to understanding the social function of different genres. In the second stage of product development, revisions and changes were made to the components and dynamics of the game, as well as items not produced in the first stage, such as the teacher support book, instructional manuals and 84 new communication situations. In addition, adequacy and improvement tests were carried out in eight public schools in the Federal District, with the objective of making the product effective for the intended pedagogical purpose. The tests revealed that the product finished by the research presents itself as an important and significant didactic material in support of teachers of Portuguese Language of Primary Education II, for making the activity of textual production more dynamic, diversified, contextualized and fun.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Ensinopt_BR
dc.subjectGêneros textuais - Discursivospt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.titleGêneros textuais e práticas sociais: segunda etapa de desenvolvimento do jogo didático Linguagem e Interaçãopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEste relatório objetiva apresentar a segunda etapa de desenvolvimento do jogo didático Linguagem e Interação, desenvolvido inicialmente por Awdrey Dorásio de Souza Oliveira, sob a orientação da Professora Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, e finalizado por meio desta pesquisa. O jogo objetiva ampliar a competência comunicativa de alunos do Ensino Fundamental II por meio de uma atividade lúdica e contextualizada. Para tanto, baseia-se na projeção de distintas situações de comunicação que demandam a produção de gêneros textuais/discursivos orais e escritos, com vistas à ampliação da habilidade de expressão oral e escrita dos estudantes, bem como à compreensão da função social de distintos gêneros. Na segunda etapa de desenvolvimento do produto, foram realizadas revisões e alterações nos componentes e dinâmica do jogo, bem como confeccionados itens não produzidos na primeira etapa, como o caderno de apoio aos docentes, os manuais de instrução e 84 novas situações de comunicação. Além disso, testes de adequação e aperfeiçoamento foram realizados em oito escolas públicas do Distrito Federal, com o objetivo de tornar o produto eficiente ao propósito pedagógico previsto. Os testes revelaram que o produto finalizado pela pesquisa apresenta-se como um importante e significativo material didático de apoio a professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, por tornar a atividade de produção textual mais dinâmica, diversificada, contextualizada e divertida.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T15:54:28Z-
dc.contributor.refereeGuimarães, Daniela Mara Lima Oliveira-
dc.contributor.refereeVieira, Fábia Magali-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLEIBER RIBEIRO DA SILVA.pdf8,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.