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dc.contributor.advisorMota, Maria Alice-
dc.contributor.authorMorais, Nelson de-
dc.date.accessioned2021-11-05T16:03:49Z-
dc.date.issued2018-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/488-
dc.description.abstractThis masterdegree dissertation presents the results of a research developed in the Post- Graduate Program Professional Master Degree in Letters - PROFLETRAS. Through this research named ‘Reference and textual cohesion: the role of pronouns in the text weaving’, a proposal of pedagogical intervention for the teaching of reading was developed and applied seeking to re-signify it. It was based on the contributions of cohesion and textual reference, seen as aspects that act precisely in the establishment of the senses by the interlocutors in the texts. It aimed to lead students to develop skills and competences that enable effective textual understanding and interpretation. It was hypothesized that the development of activities that are directed beyond metalanguage could lead the students of the 9th grade of Elementary School 2, class 901, to be in a process in which the most important feature is the meaning construction in the texts from the use of linguistic elements especially the personal pronouns enabling the improvement of reading competence. In this research, the theoretical assumptions of Antunes (2003; 2005), Cafiero (2010), Koch and Vanda (2010), Campos (2014), Cavalcante (2014), Castilho (2016) and others were used. The action research (Lakatos and Marconi, 2010), theoretical and methodological assumptions of Textual Linguistics and ethnographic research were used. The methodological proposal was based on diagnosis activities, mainly regarding reading. After the diagnosis, activities which were aimed at minimizing difficulties found in the teaching and learning of the Portuguese language were used. Afterwards, a comparative analysis of the results of the investigative- diagnostic phase with those of the investigative-intervention phase was made, considering the relevance of the proposal. Thus, the study allowed the achievement of good results and the confirmation of the hypothesis that the teaching of pronouns in an approach that goes beyond metalanguage effectively contributes to the students' recognition. And also, the use of these pronouns as referential linguistic and textual cohesion elements can ensure that these students have greater ability to read texts, interpreting and understanding them effectively.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPronomespt_BR
dc.subjectCoesãopt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.titleReferenciação e coesão textual: o papel dos pronomes na tessitura do textopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Por meio da referida pesquisa, intitulada Referenciação e coesão textual: o papel dos pronomes na tessitura do texto, foi elaborada e aplicada uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de leitura, buscando ressignificá-lo, a partir das contribuições da coesão e da referenciação textual, vistas como aspectos que atuam de forma pontual para o estabelecimento dos sentidos, pelos interlocutores, nos textos. Almejou-se levar os alunos ao desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem uma compreensão e interpretação textual eficazes. Partiu-se da hipótese de que o desenvolvimento de atividades que sejam direcionadas, para além da metalinguagem, poderia levar os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental II, turma 901, a se inserirem num processo em que o mais importante seja a construção de sentidos nos textos, a partir dos usos de elementos linguísticos, especialmente os pronomes pessoais, oportunizando o aprimoramento da competência leitora. Lançou-se mão, nesta pesquisa, de pressupostos teóricos de Antunes (2003; 2005), Cafiero (2010), Koch e Vanda (2010), Campos (2014), Cavalcante (2014), Castilho (2016), entre outros. Foi utilizada a pesquisa-ação (LAKATOS; MARCONI, 2010), pressupostos teórico- metodológicos da Linguística Textual e da pesquisa etnográfica. A proposta metodológica foi baseada em atividades diagnósticas, no que se refere principalmente à leitura. Após o diagnóstico, foram realizadas atividades que visavam minimizar as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Posteriormente, foi realizada a análise comparativa dos resultados da etapa investigativo-diagnóstica com os da etapa investigativo- interventiva, atentando-se para a relevância ou não da proposta construída. Assim, o estudo possibilitou o alcance de bons resultados e a confirmação da hipótese levantada de que o ensino dos pronomes numa abordagem que vá além da metalinguagem contribui efetivamente para que os alunos reconheçam e usem esses pronomes como elementos linguísticos referenciais e de coesão textual, o que pode garantir a esses alunos maior habilidade de ler textos, compreendendo-os e interpretando-os de forma eficaz.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T16:03:49Z-
dc.contributor.refereePeixoto, Ana Cristina Santos-
dc.contributor.refereeNepomuceno, Arlete Ribeiro-
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