Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorDurães, Tamara Prates-
dc.date.accessioned2021-11-05T16:26:14Z-
dc.date.issued2018-04-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/490-
dc.description.abstractThe motivation for the research "The place of the genre of comic strips in Portuguese language classes in basic education" appeared from empirical observations, as a Portuguese Language teacher, active in Elementary Education II in which it has been possible to experience not only disinterest cases towards reading activities, presented in class, but also visible difficulties in interpretive and comprehensive reading on behalf the students in this level of education. We hypothesized in this study whether it were possible to achieve positive effects in relation to the development of EF II (Elementary Education II) students’ reading skills through texts of the genre of comic strips according to the principles of Textual Linguistics with an intervention developed through reading strategies. The general objective that guided the research was evaluating the effects produced by reading classes using the genre of comic strips, through reading strategies, based on textual linguistics, developed in two classes of elementary school students II. The theoretical basis, based on the principles of textual linguistics, as proposed by scholars such as Koch and Koch (1998), Koch (2002, 2004, 2009, 2012), Koch and Elias (2006), Marcuschi (2008), Cavalcante and others (2010), who predict a multidisciplinary approach to language, emphasizing not only on social, cultural or cognitive but also on interactional aspects of the textual phenomenon. Knowledge about reading strategies, as discussed by Solé (1998), and knowledge about the general aspects of textual genres, from Marcuschi (2008) were also explored, and specifically on the comic strip genre according to Ramos (2015), in addition to a consultation to the objectives and methodologies of the work with the language, proposed in the documents of parameterization of teaching. It was possible to verify that the students got involved with the activities and made productive readings in order to demonstrate that classes of reading of the genre comic strips, through reading strategies, based on Textual Linguistics, and methodologically anchored in reading strategies, work for the development of the reading competence of elementary school students II.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectLeitura de Tirinha – Gênero textualpt_BR
dc.titleO lugar do gênero Tirinha em aulas de Língua Portuguesa na Educação Básicapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoA motivação para a investigação “O lugar do gênero tirinha em aulas de língua portuguesa na educação básica” surgiu a partir de observações empíricas, como professora de Língua Portuguesa, atuante no Ensino Fundamental II em que tem sido possível vivenciar não só situações de desinteresse pelas atividades de leitura, propostas nas aulas, mas também visíveis dificuldades de leitura interpretativa e compreensiva por parte dos alunos desse nível de ensino. Hipotetizamos neste estudo se era possível conseguir efeitos positivos em relação ao desenvolvimento das habilidades leitoras de alunos do EF II através de textos do gênero tirinhas de acordo com os princípios da Linguística Textual com intervenção desenvolvida via estratégias de leitura. O objetivo geral que norteou a investigação foi avaliar os efeitos produzidos por aulas de leitura do gênero tirinhas, através de estratégias de leitura, fundamentadas na Linguística Textual, desenvolvidas em duas turmas de alunos do ensino fundamental II. A fundamentação teórica foi baseada nos princípios da Linguística Textual, tal como proposta por estudiosos como Fávero e Koch (1998), Koch (2002, 2004, 2009, 2012), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2008) e Cavalcante e outros (2010), que preveem uma abordagem multidisciplinar da linguagem, enfatizando não só aspectos sociais, culturais, cognitivos, mas também interacionais, do fenômeno textual. Foram, ainda, explorados conhecimentos referentes às estratégias de leitura, tal como discutidas por Solé (1998), e conhecimentos sobre os aspectos gerais referentes aos gêneros textuais, a partir de Marcuschi (2008), e, especificamente sobre o gênero tirinhas, na visão de Ramos (2015), além se uma consulta aos objetivos e metodologias do trabalho com a linguagem, propostos nos documentos de parametrização do ensino. Foi possível constatar que os alunos se envolveram com as atividades e fizeram leituras produtivas de forma a demonstrar que aulas de leitura do gênero tirinha, por meio de estratégias de leitura, fundamentadas na Linguística Textual, e metodologicamente ancoradas em estratégias de leitura funcionam para o desenvolvimento da competência leitora de alunos do ensino fundamental II.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T16:26:14Z-
dc.contributor.refereeCampos, Alex Sander Luiz-
dc.contributor.refereeBarbosa, Liliane Pereira-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAMARA PRATES DURÃES.pdf4,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.