Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorAzevedo, Ana Paula Bezerra Matos de-
dc.date.accessioned2021-11-05T17:45:27Z-
dc.date.issued2015-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/492-
dc.description.abstractThis work includes an integral search of the Professional Master's Program in Arts/Literature – ProfLetras and objectively evaluate the applicability of an Intervention Educational Project, in a class of 9th grade of elementary school of a public school, in order to promote reading education multimodal genres and to develop reading competence of subjects learners, preparing them for citizenship. It is a qualitative action research in interventional nature, which, through a didactic transposition, systematic activities of teaching reading were developed anchored in categories of Design Visual Grammar (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) and Analysis Critical Discourse (FAIRCLOUGH, 2001), favoring advertisement gender, social advertising and charge. They were selected and taught classes of GDV and the ACD, using basic strategies for reading and interpretation of multimodal texts, paying attention to elements such as color, spatial orientation, contact ratio, so as to lead students in critical reading practices multimodal genres, taking them to realize distinct voices and positions in the studied texts. The survey results reveal that the practice of teaching GDV of people to elementary school students proved to be appropriate and feasible and that the data revealed a small, though significant progress in reading skills of subjects learners. It is believed that most promising results will be noticeable in the long term, when teachers realize that effective reading practices are directly related to the search and experience of citizenship. It is believed that this will provide awareness to the social workers 'empowerment' to fight, drive change and transform reality itself.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectEnsino de Leiturapt_BR
dc.subjectIntervenção Educacionalpt_BR
dc.titleMultimodalidade na sala de aula: estratégias textual-discursivas para leitura de imagens e produção de sentidospt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho contempla uma pesquisa integrante do Programa de Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras e objetiva avaliar a aplicabilidade de um Projeto Educacional de Intervenção, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, com vistas a promover o ensino de leitura de gêneros multimodais e a desenvolver a competência leitora dos sujeitos aprendizes, preparando-os para o exercício da cidadania. Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, de natureza interventiva, que, por meio de uma transposição didática, foram desenvolvidas atividades sistemáticas de ensino de leitura ancoradas em categorias da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), privilegiando os gêneros anúncio publicitário, propaganda social e charge. Foram selecionadas e ensinadas categorias da GDV e da ACD, utilizando-se estratégias básicas para leitura e interpretação de textos multimodais, atentando-se a elementos como cores, disposição espacial, relação de contato, de modo a conduzir os alunos nas práticas de leitura crítica de gêneros multimodais, levando-os a perceber distintas vozes e posicionamentos nos textos estudados. Os resultados da pesquisa revelam que a prática de ensino de categorias da GDV a alunos do Ensino Fundamental mostrou-se pertinente e exequível e que os dados revelaram um pequeno, embora significativo avanço nas habilidades de leitura dos sujeitos aprendizes. Acredita-se que resultados mais promissores serão perceptíveis em longo prazo, quando os professores perceberem que práticas eficientes de leitura estão diretamente relacionadas à busca e à vivência da cidadania. Acredita-se que tal conscientização propiciará aos agentes sociais o ‘empoderamento’ para lutar, promover mudanças e transformar a própria realidade.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T17:45:27Z-
dc.contributor.refereeOliveira, Ramony Maria Silva Reis-
dc.contributor.refereeNepomuceno, Arlete Ribeiro-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Bezerra - Multimodalidade, 2015.pdfMultimodalidade na sala de aula: estratégias textual-discursivas para leitura de imagens e produção de sentidos3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.