Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouto, Maria Generosa Ferreira de-
dc.contributor.authorQueiroz, Ana Paula Ferreira de-
dc.date.accessioned2021-11-05T18:05:21Z-
dc.date.issued2015-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/493-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate, from reading Tô work asking for work, Terezinha Alvarenga author and analysis of social discourse around the marginal family of the text, if the intersection between reading literary text x analysis of the social influences or interferes in the construction of citizen identity and the criticality of the class teenage students from the 9th grade as social subjects and how they express this critical position in opinion text production; and conducting comparative study between the book and different text types such as movies, music, images and texts. We intend to raise the reflection and the parallel of the fictional events of the book, which deals with social discourses around a marginal family, social facts of our daily lives. The proposal was developed with the students of 9th grade "A" State School Delfino Magalhães. As a theoretical framework, we use the approaches Rildo Cosson (2007), Grace Pauline (2010), Rosemary Coenga (2010) and Marisa Lajolo (2010) on the contribution of literary literacy for student education as literature player and capable world to grasp and understand the social facts and their implications. We also appropriated the contributions of Antonio Candido (2006) about literature and society. Finally, we present the analysis of the results in the production of texts that explored thematic approaches tried by reading and reflection work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectTô pedindo trabalhopt_BR
dc.titleIntermidialidade: discursos marginais em Tô pedindo trabalho, de Terezinha Alvarenga e a experiência social de adolescentes em situação de riscopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou investigar, a partir da leitura da obra Tô pedindo trabalho, da autora Terezinha Alvarenga e da análise do discurso social em torno da família marginal do texto, se o entrecruzamento entre leitura do texto literário x análise da realidade social influencia ou interfere na construção da identidade cidadã e da criticidade dos alunos adolescentes de turma do 9º ano como sujeitos sociais e como os mesmos expressam esse posicionamento crítico em produção de texto de opinião; e a realização de estudo comparativo entre o livro e diferentes modalidades textuais como filmes, música, imagens e textos. Intencionamos suscitar a reflexão e o paralelo dos eventos ficcionais da obra, que trata dos discursos sociais em torno de uma família marginal, a fatos sociais de nosso cotidiano. A proposta foi desenvolvida com os alunos do 9º ano “A” da Escola Estadual Delfino Magalhães. Como aporte teórico, recorremos às abordagens de Rildo Cosson (2007), Graça Paulino (2010), Rosemar Coenga (2010) e Marisa Lajolo (2010) sobre a contribuição do letramento literário para a formação do aluno como leitor de literatura e de mundo capaz de apreender e compreender os fatos sociais e suas implicações. Também nos apropriamos das contribuições de Antonio Candido (2006) acerca da literatura e sociedade. Por fim, apresentamos a análise dos resultados obtidos na produção dos textos que explorou as abordagens temáticas experimentadas pela leitura e reflexão da obra.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T18:05:21Z-
dc.contributor.refereeFróes, Marli Silva-
dc.contributor.refereeCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Ferreira - Intermidialidade, 2015.pdfIntermidialidade: discursos marginais em Tô pedindo trabalho, de Terezinha Alvarenga e a experiência social de adolescentes em situação de risco2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.