Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorOliveira, Awdrey Dorásio de Souza-
dc.date.accessioned2021-11-05T18:58:26Z-
dc.date.issued2015-08-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/494-
dc.description.abstractThis research aimed to develop a prototype of an innovator teaching materials for the teaching of Portuguese in the final years of elementary school. More specifically, it has been produced an educational game that sought to promote the activity of oral and written expression of public schools students, basing it, therefore, on social practices that cause verbal interaction opportunities between subjects. To encourage the elaboration was held theoretical research on the notions of discursive domain, discursive / textual genres and typologies, among others. Moreover, it applied a questionnaire to thirty teachers from public schools students, to seek to know the reality of working with genres in the classroom in order to better determine the points of contribution of the game. Thus it was designed an educational game composed of teams that cast lots of communication situations and carry out the tasks demanded by them. After the development of the dynamics and rules of the game, adequacy and viability tests were made: three teachers applied the game in six divisions of the past few years of elementary school. The application results showed the advantages of the game as well as points to be corrected and modified on the dynamics or rules of the prototype. It is concluded that the product developed by the research was able to develop speaking and writing activities in a dynamic and contextualized way by setting up as an important contribution to Portuguese-speaking elementary school teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectGêneros textuais discursivospt_BR
dc.subjectPráticas sociaispt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.titleGêneros textuais e práticas sociais: A produção de um jogo didáticopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou elaborar um protótipo de material didático inovador para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. Mais especificamente, produzimos um jogo didático que buscou promover a atividade de expressão oral e escrita em alunos da rede pública de ensino, alicerçando-nos, para tanto, nas práticas sociais que ocasionam oportunidades de interação verbal entre os sujeitos. Para favorecer a elaboração, realizamos pesquisa teórica sobre as noções de domínios discursivos, gêneros textuais/discursivos e tipologias, entre outras. Além disso, aplicamos um questionário a trinta professores da rede pública de ensino, para buscar conhecer a realidade do trabalho com gêneros na sala de aula, a fim de melhor determinar os pontos de contribuição do jogo. Assim, projetamos um jogo didático composto por equipes que sorteiam situações de comunicações e executam as tarefas de expressão demandadas por elas. Após a elaboração da dinâmica e das regras do jogo, foram feitos testes de adequação e viabilidade: três professores aplicaram o jogo em seis turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental. Os resultados da aplicação mostraram as vantagens do jogo, assim como pontos a serem corrigidos e modificados na dinâmica ou nas regras do protótipo. Concluímos que o produto desenvolvido pela pesquisa foi capaz de desenvolver atividades de expressão oral e escrita de forma dinâmica e contextualizada, configurando-se como uma importante contribuição para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T18:58:26Z-
dc.contributor.refereeTeixeira, Gustavo Leal-
dc.contributor.refereeMoraes, Carla Roselma de Athayde-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Awdrey Dorásio - gêneros textuais, 2015.pdfGêneros textuais e práticas sociais: A produção de um jogo didático2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.