Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Ilca Vieira de-
dc.contributor.authorTeixeira, Danúbia da Costa-
dc.date.accessioned2021-11-05T20:10:25Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/496-
dc.description.abstractThis study proposes an analysis concerning readers’ formation in the “State School Alberto Caldeira” educational context, located in the rural town of Guanhães (MG). During the research, a data collection of reading training practices usually used by teachers of the elementary school and by Portuguese language teachers of High School was done. This collection aimed to verify which methodologies have reached a positive effect and which ones have contributed to the stagnation of students. From these data, a sequence of activities was proposed and applied in order to promote an effective readers’ formation in a class of 9th grade of elementary school. The sequence was based on the book Um garoto chamado Rorbeto (A Boy named Rorbeto) by Gabriel, o pensador. Through this methodology consisting of five modules, we could motivate students who participated actively in all the work learning and accepting activities related to literary reading. The authors used as theoretical basis for the research were: Rildo Cosson, Antonio Cândido, Magda Soares, Isabel Solé, Joseane Maya, Ana Tereza Naspolini, Marisa Lajolo, among others. The result can be considered positive and we hope, therefore, that these activities can be taken as basis for creating new projects in order to aid readers’ formation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.subjectletramento literáriopt_BR
dc.subjectformação de leitorespt_BR
dc.titleLeitura e formação de leitores na Escola Estadual Alberto Caldeira: uma proposta de renovaçãopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoO presente estudo propõe uma análise do contexto educacional da E. E. Alberto Caldeira, localizada na zona rural da cidade de Guanhães (MG), no que se refere à formação de leitores. Durante a pesquisa, foi feito um levantamento das práticas de formação de leitores, usualmente utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental I e pelos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, para verificar quais metodologias têm surtido efeito positivo e quais, ao contrário, têm contribuído para a estagnação dos alunos. A partir desses dados, foi proposta e aplicada uma sequência de atividades, cujo objetivo principal foi promover a formação eficaz de leitores, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II. A sequência foi baseada no livro Um garoto chamado Rorbeto, de Gabriel, o Pensador. Por meio dessa metodologia, composta por cinco módulos, foi possível motivar os alunos, que participaram ativamente de todo o trabalho, aprenderam e passaram a aceitar melhor as atividades relacionadas à leitura literária. Os autores usados para embasamento teórico da pesquisa foram: Rildo Cosson, Antonio Candido, Magda Soares, Isabel Solé, Joseane Maya, Ana Tereza Naspolini, Marisa Lajolo, entre outros.O resultado foi considerado positivo e esperase, assim, que essas atividades possam ser tomadas como base para a criação de novos projetos a fim de sanar as dificuldades encontradas pelos profissionais da escola na formação de leitores.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T20:10:25Z-
dc.contributor.refereeSilva, Evaldo Balbino da-
dc.contributor.refereeSantos, Rita de Cássia Silva Dionísio-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danúbia Teixeira-Leitura, 2015.pdfLeitura e formação de leitores na Escola Estadual Alberto Caldeira: uma proposta de renovação5,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.