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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Ilca Vieira de-
dc.contributor.authorEleutério, Dyene Mércia Lima-
dc.date.accessioned2021-11-05T20:44:44Z-
dc.date.issued2015-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/499-
dc.description.abstractThis research describes and analyzes a proposed educational intervention carried out in a Brazilian public school in the city of Montes Claros -MG, with students aged 14 and 15, the ninth year of elementary school. From the realization that literary reading is restricted to the school environment and that it does not arouse the student's interest, we seek strategy to sensitize students to this problem and we set out, in partnership with students, to find solutions to solve it. Then came the idea of creating a scholar newspaper reviews so that students could socialize their reading and encourage other colleagues to read. The production of the newspaper described here had the publication of texts of the students about the book, Lady of José de Alencar. The project includes new publication with the readings they perform during the school year 2015.We observed that the students who did not like to read and, mostly, always interrupted before the end, the reading of literary books proposed by the school managed to perform the reading of the book, motivated by the collective work that has been done and the social purpose agreed from the beginning: to encourage literary reading and provide information that could help colleagues, guiding them in their choices of books to read. This research falls within the scope of Applied Linguistics, in that it works with the practice of literacy in the classroom, one of the discipline study objects, which is based on a conception of language as a social practice. The results point to the importance of seeking strategies to plan activities that provide students with opportunity to literary readings, aiming to sharpen the taste for reading and walking towards the player's trainingpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectintervençãopt_BR
dc.subjectleitura literáriapt_BR
dc.subjectresenhapt_BR
dc.subjectjornal escolarpt_BR
dc.titleJornal: da leitura para a escrita de um gêneropt_BR
dc.title.alternativeMoraes, Carla Roselma de Athaydept_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa descreve e analisa uma proposta de intervenção pedagógica realizada em uma escola pública brasileira, no município de Montes Claros – MG, com alunos de idade entre 14 e 15 anos, do 9º ano do ensino fundamental. A partir da constatação de que a leitura literária se restringe ao ambiente escolar e de que ela não desperta o interesse do aluno, buscamos estratégia para sensibilizar os alunos para esse problema e propusemonos, em parceria com eles, a encontrar soluções para resolvê-lo. Surgiu, então, a ideia de criar um jornal escolar de resenhas para que os alunos pudessem socializar suas leituras e incentivar outros colegas a lerem. A produção do jornal, aqui descrita, teve a publicação de textos dos alunos sobre o livro, Senhora, de José de Alencar. O projeto prevê nova publicação com as leituras que eles realizarem durante o ano letivo de 2015. Observamos que os alunos que não gostavam de ler e que, em sua maioria, sempre interrompiam, antes do final, a leitura dos livros literários proposta pela escola conseguiram realizar a leitura do livro, motivados pelo trabalho coletivo que foi realizado e pela finalidade social pactuada desde o início: incentivar a leitura literária e oferecer informações que auxiliassem os colegas, orientando-os em suas escolhas de livros para ler. Esta pesquisa enquadra-se no âmbito da Linguística Aplicada, na medida em que trabalha com a prática do letramento em sala de aula, um dos objetos de estudo da disciplina, e que se fundamenta em uma concepção de linguagem como prática social. Os resultados apontam para a importância de buscar estratégias para planejar atividades que proporcionem ao aluno oportunidade de fazer leituras literárias, visando aguçar o gosto pela leitura e caminhar em direção à formação do leitor.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T20:44:44Z-
dc.contributor.refereeFróes, Marli Silva-
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