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dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorBraga, Edilson Moreira-
dc.date.accessioned2021-11-05T20:53:46Z-
dc.date.issued2015-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/500-
dc.description.abstractThis thesis is in the concentration area of Languages and Literacies, specifically focuses on reading and text production: social diversity and teaching practices. The overall objective is to demonstrate the effectiveness of writing personal letters with social function of interaction, for the development of writing skills on students of 9th grade in the State School Washington Xavier Mendes in Itamirim District, Espinosa, Minas Gerais, Brazil. Specific objectives include (i) to explore knowledge related to language´s social interactions; (ii) highlight the importance of teaching Portuguese language from genres; (iii) explain the linguistic performance of students in the writing of genre personal letter in order to gain knowledge of the genre; (iv) develop interventional proposal in order to contribute and improve the linguistic performance of students in text writing, through the study and production of genre personal letter and explain the linguistic and motivational performance of students in the writing of genre personal letter done in the classroom with the social function of interaction. From a theoretical point of view, this work is part of an applied linguistics field. It is planned to answer the following questions: is it possible to improve the performance of writing texts for student in the final grades of elementary schools from the work with genre personal letter? What is the role of social interaction in text production? To demonstrate the effects of social communication action practiced from genre personal letter and to assess the importance of interaction in textual writing process, a plan was developed in several stages, according to "didactic sequences" as proposed by (DOLZ, Noverraz and SCHNEWLY, 2013), which focuses on the application of reading strategies and textual production. The objective for interventional research came from the observation that students are motivated to write, however, they show difficulties in developing writing skills. The hypothesis is that writing situations are created in which the fact of interactivity become effective and they would feel much more motivated and tend to overcome language problems. The understanding is that the effort to write well can be stimulated in students from the proposed exchange / interaction with foreign students, fostering the development of skills in text production, as students understand its use. Preliminary results show significant improvement in the performance of student’s text written in gender personal letter, motivated by the objective to write for a real reader.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCarta pessoalpt_BR
dc.subjectFunção social do gêneropt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleO papel da interatividade na escrita de textos entre alunos brasileiros e moçambicanos: estudo do gênero carta pessoalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoA proposta de investigação desta dissertação situa-se na área de concentração Linguagens e Letramentos, especificamente na linha de pesquisa: leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes. Tem como objetivo geral demonstrar a eficiência ou não da escrita de cartas pessoais com função social de interação, para o desenvolvimento das habilidades de escrita de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Washington Xavier Mendes, no Distrito de Itamirim, zona rural de Espinosa, Minas Gerais. Especificamente, pretende-se: explorar conhecimentos relativos à abordagem sociointeracionista da linguagem; evidenciar a importância do ensino de Língua Portuguesa a partir de gêneros textuais; explicitar o desempenho linguístico dos alunos na escrita do gênero carta pessoal, escrita com a finalidade de adquirir conhecimentos sobre o gênero; desenvolver proposta de intervenção com vistas a contribuir para a melhora do desempenho linguístico dos alunos, em escrita de texto, por meio do estudo e da produção do gênero carta pessoal e explicitar o desempenho linguístico e motivacional dos alunos na escrita do gênero carta pessoal trabalhado em sala de aula com a função social de interação. Do ponto de vista teórico, este trabalho se insere no campo da linguística aplicada. Pretende-se responder aos seguintes questionamentos: é possível melhorar o desempenho da escrita de textos de alunos das séries finais do Ensino Fundamental a partir do trabalho com o gênero carta pessoal? Qual o papel da interação social na produção de textos? Para demonstrar os efeitos da ação sociocomunicativa praticada a partir do gênero carta pessoal, buscando avaliar a importância da interação no processo de escrita textual, desenvolveu-se um plano de intervenção em etapas, nos moldes de “sequências didáticas” conforme (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEWLY, 2013), voltadas para a aplicação de estratégias de leitura e produção textual. A motivação para a investigação interventiva surgiu da constatação de que os alunos estão desmotivados para a escrita e apresentam dificuldades no exercício dessa prática. A hipótese foi de que se forem criadas situações de escrita em que a interatividade de fato se efetive, eles se sentirão bem mais motivados e tenderão a superar os problemas de linguagem. O entendimento é de que o empenho em escrever bem, pode ser despertado nos alunos a partir da proposta de intercâmbio/interação com alunos estrangeiros, promovendo o desenvolvimento de habilidades em produção de texto, à medida que os alunos compreendem sua usabilidade. Os resultados apontam para melhora significativa no desempenho em escrita de texto dos alunos no gênero carta pessoal, motivados pela proposta de escrever para um interlocutor real.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T20:53:46Z-
dc.contributor.refereeOliveira, Ramony Maria Silva Reis-
dc.contributor.refereeDias, Elaine Ferreira-
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