Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/502
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Fábia Magali Santos | - |
dc.contributor.author | Ramos, Adriana Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-08T11:17:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/502 | - |
dc.description.abstract | The Information and Communication Digital Technologies (TDIC) are features of the contemporary world, it mark didn’t only by the digital age, but also the emergence of new forms communication. Such changes transform society as well as the discourse relationships, so that they exhibit increasingly multimodal. In view of this, it is necessary that the Portuguese education contemplate the multiplicity of languages that arise in society. So that this action research seeks to analyze the contributions of the production of multimodal texts for the development of literacy practices of students of the 8th grade of Elementary Education of the State School Master Hercília (EEMH). The guideline hypothesis that guides this research is that the reading association and production of personal accounts to the use of digital technologies can contribute to the expansion of language use practices and motivate students in learning the Portuguese language course. We base for both in: Solé (1998), Leffa (1999), Soares (2001), Kleiman (2005), Xavier (2007), Marcuschi (2008), Ribeiro (2008), Coscarelli (2011), Rojo (2012 ), Coiro and Coscarelli (2013), Dionysius (2014), Koch and Elias (2016), with the technical procedures participatory research, field study and action research, designed and carried out in close association with an action and the resolution of a problem of pedagogical practice of English language teaching in basic education. Thus they were initially carried out diagnostic activities that have pointed to the need to develop comprehension abilities and production of texts. Then apply an Educational Intervention Project, based on learning metaphors for the twenty-first century Thornburg (1996), structuring is thus in 4 modules: 1 - Knowing (Bonfire); 2 - Dialoguing (Well water); 3 - Reflecting (Cave); and 4 - Practicing (Life). From the comparison between the results of diagnostic activities with the intervention activities, we observed an improvement in comprehension skills and production of texts, which enabled us to reflect on the need to present discursive understand the representations and promote literacy practices (digital) school environment. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Gênero relato pessoal | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Relato pessoal: uma interface entre o letramento e a tecnologia | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.subarea | Linguistica | pt_BR |
dc.description.resumo | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são características do mundo contemporâneo, marcado não só pela era digital, mas também pela emergência de novas formas comunicação. Tais mudanças transformam a sociedade, assim como as relações discursivas, fazendo com que elas se apresentem cada vez mais multimodais. Em vista disso, é preciso que o ensino de português contemple a multiplicidade de linguagens que surgem na sociedade. Assim é que esta pesquisa-ação procura analisar as contribuições da produção de textos multimodais para o desenvolvimento das práticas de letramento dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Mestra Hercília (EEMH). A hipótese diretriz que norteia esta pesquisa é que a associação da leitura e a produção de relatos pessoais ao uso das tecnologias digitais pode contribuir para a ampliação de práticas de uso da linguagem e motivar os alunos na aprendizagem da disciplina língua portuguesa. Fundamentamos, para tanto, em: Solé (1998), Leffa (1999), Soares (2001), Kleiman (2005), Xavier (2007), Marcuschi (2008), Ribeiro (2008), Coscarelli (2011), Rojo (2012), Coiro e Coscarelli (2013), Dionísio (2014), Koch e Elias (2016), tendo como procedimentos técnicos a pesquisa participante, o estudo de campo e a pesquisa-ação, concebida e realizada em estreita associação com uma ação e com a resolução de um problema da prática pedagógica do ensino de língua portuguesa na educação básica. Assim, inicialmente foram realizadas atividades diagnósticas, que apontaram para a necessidade de desenvolver habilidades de compreensão e produção de textos. Em seguida, aplicamos um Projeto Educacional de Intervenção, baseado nas metáforas de aprendizagem para o século XXI de Thornburg (1996), estruturando-se, dessa forma, em 4 módulos: 1 – Conhecendo (Fogueira); 2 – Dialogando (Poço de água); 3 – Refletindo (Caverna); e 4 – Praticando (Vida). A partir da comparação entre os resultados das atividades diagnósticas com as atividades de intervenção, observamos uma melhoria nas habilidades de compreensão e produção de textos, o que nos possibilitou uma reflexão sobre a necessidade de se compreenderem as representações discursivas atuais e promoverem práticas de letramento (digital) em ambiente escolar. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2021-11-09T11:17:12Z | - |
dc.contributor.referee | Peixoto, Ana Cristina Santos | - |
dc.contributor.referee | Velloso, Maria Jacy Maia | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana Mendes Ramos.pdf | 4,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.