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dc.contributor.advisorMoraes, Carla Roselma Athayde-
dc.contributor.authorSantos, Cláudia Fabiana-
dc.date.accessioned2021-11-08T13:13:45Z-
dc.date.issued2017-05-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/505-
dc.description.abstractBased on the assumption that reading is an important task, through which critical attitudes are developed, capable of making it possible to perceive a multiplicity of voices in a text, this study proposes to work with the novel genre in the work "Captains of the Sand "by Jorge Amado. To achieve this purpose, the objective is to instigate the questioning, analysis and more in-depth reflection of the theme of the work in focus. The justification for this research is the fact that there is a need to make students become critical readers, autonomous and capable of interacting actively in the environment in which they live. In this action research, as theoretical foundation, the studies of Bakhtin (2003), Benjamin (1994), Duarte (1996), Freire (2005), Kleiman (2002), Koch (2014), Lajolo (1993) Marcuschi (2012), Silva (2002) and Travaglia (2004) among other authors. Methodologically, we opted for a qualitative research, which will consist of the collection of information and study about the low reading performed by the students of the 9th year A, with a universe of 32 students, observing the types of readings made, based on the Development of each in the formation of critical opinions. The sources of data collection were: interview and bibliographic research. We take as textual genre for reading and studying the novel Captains of the Sand, by Jorge Amado. In addition, we provide classroom oral argumentation practices between students and teachers. For the analysis of the category of study "critical reading", a corpus of texts written by the students was created, of the opinative type, appreciative, in short, argumentative. Researches show that the practice of critical reading assists in the formation of autonomous readers and capable of contributing to the environment in which they live.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleA importância do gênero romance para a formação de leitores na escolapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoPartindo do pressuposto de que a leitura é tarefa fundamental, por meio da qual se desenvolvem atitudes críticas, capazes de fazer com que se possa perceber uma multiplicidade de vozes em um texto, este estudo se propõe a trabalhar com o gênero romance na obra Capitães da Areia de Jorge Amado. Para atingir tal propósito, o objetivo é instigar o questionamento, a análise e a reflexão mais aprofundada da temática da obra em foco. A justificativa para esta pesquisa prende-se ao fato de que há necessidade de fazer com que os alunos se tornem leitores críticos, autônomos e capazes de interagir de forma ativa no meio em que vivem. Nesta pesquisa-ação, como fundamentação teórica, utilizam-se os estudos de Bakhtin (2003), Benjamin (1994), Duarte (1996), Freire (2005), Kleiman (2002), Koch (2014), Lajolo (1993), Marcuschi (2012), Silva (2002) e Travaglia (2004) entre outros autores. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, que consistirá no levantamento de informações e estudo a respeito da pouca leitura realizada pelos alunos do 9° ano A, com um universo de 32 alunos, observando os tipos de leituras feitas, tomando como base o desenvolvimento de cada um na formação de opiniões críticas. As fontes de coletas de dados foram: entrevista e pesquisa bibliográfica. Tomamos como gênero textual para leitura e estudo o romance Capitães da Areia, de Jorge Amado. Além disso, ensejamos em sala de aula práticas de argumentação oral entre alunos e professora. Para análise da categoria de estudo “leitura crítica”, foi constituído um corpus de textos escritos pelos alunos, do tipo opinativo, apreciativo, em suma, argumentativo. As pesquisas demonstram que a prática da leitura crítica auxilia na formação de leitores autônomos e capazes de contribuir com o meio em que vivem.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-09T13:13:45Z-
dc.contributor.refereeCorrea, Danilo Barcelos-
dc.contributor.refereeFroes, Marli Silva-
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