Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Maria do Socorro Vieira-
dc.contributor.authorPaula, Cláudia Reis Otoni de-
dc.date.accessioned2021-11-08T13:40:53Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/506-
dc.description.abstractResearch on learning of writing has, in the last twenty years, caused changes in the comprehension of how the act of writing is produced, which requires the involvement of two concurrent processes: the understanding of the written language system and knowledge about the operating language. In this process of teaching and learning writing, the spelling deserves to be highlighted, through a work that will motivate students to write, in order to understand the function of writing and spelling rule and which considers the relation between students and the writing. So, in our practice in the Tancredo Neves State School in Almenara - Minas Gerais, as research professors in class 9th Year A, we observed "errors" regarding the spelling. Based on a critical perspective, we identified the types of "mistakes", according to the criteria discussed by Cagliari, and selected the phenomenon object of the research, the misuse or lack of capital letters use, most recurrent "error" in the written productions analyzed. Therefore, it was necessary to carry an intervention work out so we could minimize or solve these "mistakes", guiding us, to this end, in the procedures of action research and the theoretical assumptions about the teaching of spelling, the rules of capital letters use and the graphic and functional aspects of the letters. By the didactic proposal developed there was a significant rate of capital letters proper use at the beginning of sentences, in noun or after final punctuation mark, totaling 11,780 cases (95%), while, on the other hand, there was limited number of misuse or lack of capital letters use, which amounted 602 cases (5%). We found, therefore, that the cases of "mistakes" were considerably minimized, showing the importance of conciliating the traditional and linguistic approaches on spelling, using a contextualized learning that articulated the rules of use of these letters. We expect, therefore, that this research can provide contributions to all who care to approach, in the classroom, spell-order issues, since it is of extreme necessity promoting analysis and reflections that may assist the work of teachers and for all others who are involved with the teaching and learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectUso de letras maiúsculaspt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleO uso de letras maiúsculas na escrita de alunos do Ensino Fundamental II: proposta pedagógica de intervençãopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoAs pesquisas sobre a aprendizagem da escrita têm, nos últimos vinte anos, provocado mudanças na compreensão de como o ato de escrever é produzido, o que requer o envolvimento de dois processos concomitantes: o entendimento do sistema de escrita da língua e o conhecimento sobre o funcionamento da linguagem. Nesse processo de ensino e aprendizagem da escrita, a ortografia merece ser destacada, por meio de um trabalho que motive os alunos a escrever, que permita a compreensão da função da escrita e das normas ortográficas e que considere o modo como os alunos se relacionam com a escrita. Assim, na prática ocorrida na Escola Estadual Tancredo Neves, em Almenara – Minas Gerais, na condição de professor-pesquisador na turma do 9º Ano A, observaram-se “erros” com relação aos aspectos ortográficos. A partir de um olhar crítico, foram identificados os tipos de “erros”, conforme os critérios discutidos por Cagliari, e selecionado o fenômeno, objeto da pesquisa, o uso indevido ou a falta de uso de letras maiúsculas, “erro” mais recorrente nas produções escritas analisadas. Diante disso, foi necessário realizar um trabalho de intervenção para que se pudesse amenizar ou resolver esses “erros”, pautando-se, para tanto, nos procedimentos da pesquisa-ação e nos pressupostos teóricos sobre o ensino da ortografia, as regras de uso das letras maiúsculas e os aspectos gráficos e funcionais das letras. Por meio da proposta didática desenvolvida, obteve-se um índice expressivo de uso devido de letras maiúsculas em início de frase, em substantivo próprio ou depois de sinal de pontuação final, totalizando 11780 casos (95%), enquanto, por outro lado, ocorreu pequeno número de uso indevido ou falta de uso dessas letras, que somaram 602 casos (5%). Verificou-se, dessa forma, que os casos de “erros” foram minimizados consideravelmente, mostrando a importância de se conciliar as abordagens tradicional e linguística da ortografia, por meio de um ensino contextualizado que articule as regras do emprego dessas letras. Espera-se, com isso, que esta pesquisa possa oferecer contribuições para todos os que se preocupam em abordar, em sala de aula, questões de ordem ortográfica, pois é de extrema necessidade promover análises e reflexões que possam auxiliar o trabalho dos professores da área, bem como todos os demais que estão envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-09T13:40:53Z-
dc.contributor.refereeQueiroz, Érika Karine Ramos-
dc.contributor.refereeBarbosa, Liliane Pereira-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Reis Otoni de Paula.pdf6,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.