Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorNunes, Cláudia Tatiana Prates-
dc.date.accessioned2021-11-08T13:54:10Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/507-
dc.description.abstractThe data of reader proficiency of Brazilian public school students have located Brazil in late positions in world rankings of reading. This means that many individuals may be advancing in education without consolidating basic reading skills. Added to this, there is our experience in classroom which indicates that many Elementary School students’ reading difficulties are due to the inability to infer. From this, this research has questioned in which extent the work with logical and pragmatic inferences in humorous texts can contribute to the development and/or consolidation of the ability to perform inferential reading of students of the 6th year of Elementary School? Hence, an Educational Intervention Project (26 class hours) was prepared and implemented in a class of a city school of Montes Claros (MG), in order to contribute to the amelioration or resolution of this problem. Through this action research of explanatory perspective and quantitative and qualitative nature, it could be concluded that working with the logical and pragmatic inferences made possible a significant amelioration of difficulties in producing inference authorized by the text. Furthermore, the results also show the importance of teaching reading strategies, especially inferentiation, in constructing text sense representations. However, we alert to the fact that reading projects need to be constant and continuous, in order to reap fruits with consistency.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInferências lógicas e pragmáticaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleInferências lógico-pragmáticas: uma proposta didática aplicada ao 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoOs dados da proficiência leitora de alunos da escola pública brasileira têm localizado o Brasil nas últimas posições em rankings de leitura mundial. Isso significa que muitos sujeitos podem estar avançando na escolaridade sem consolidar habilidades de leitura básicas. Soma-se a isso a nossa experiência em sala de aula, que indica que inúmeras dificuldades de leitura de alunos do Ensino Fundamental são decorrentes da incapacidade de inferir. A partir disso, esta pesquisa questionou em que medida o trabalho com inferências lógico–pragmáticas em textos humorísticos pode contribuir para o desenvolvimento e/ou consolidação da habilidade de realizar leitura inferencial de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental? Para tanto, um Projeto Educacional de Intervenção (26 h/a) foi elaborado e executado em uma turma de uma escola municipal de Montes Claros (MG), com o objetivo de contribuir para a amenização ou resolução do problema. Por meio dessa pesquisa-ação de perspectiva explicativa e natureza quanti-qualitativa, pôde-se concluir que o trabalho com as inferências lógicas e pragmáticas possibilitou uma amenização significativa das dificuldades em produzir inferência autorizadas pelo texto. Além disso, os resultados também comprovam a importância do ensino de estratégias de leitura, principalmente a de inferênciação, na construção de sentido do texto. Contudo, alertamos para o fato de projetos de leitura precisarem ser constantes e contínuos, para que se colham frutos com consistência.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-09T13:54:10Z-
dc.contributor.refereeMoraes, Carla Roselma Athayde-
dc.contributor.refereeFerreira, Maria de Lourdes Santos-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Tatiana Prates Nunes.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.