Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Fábia Magali Santos-
dc.contributor.authorFreitas, Helen Josy Monteiro de-
dc.date.accessioned2021-11-08T13:56:48Z-
dc.date.issued2015-09-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/508-
dc.description.abstractNumerous social and technological changes have contributed to the development of new ways of being in the contemporary society. In this context characterized by the diversity of languages, there is the imposing presence of advertising texts in the students’ daily routine. The dialogue among the various forms of language and the strong explanatory power commonly present in these texts exerts a strong influence on thinking and acting. Given this reality, this research sought to point the difficulties of students in the 9th grade of the elementary level of a public school in San Francisco, Minas Gerais, regarding the critical reading of advertisement media texts and prepare a proposal for intervention for overcoming these difficulties, aiming to improve their critical reading. The dialectical relationship between research and action is strongly present in this work, once it aims mainly the transformation of reality. Thus, this research is based on the action research assumptions (THIOLLENT, 2005). The theoretical approach of this study was anchored in the studies of Leffa (1996), Solé (2008), Koch and Elias (2012) and Koch (2013) about the reading process with a sociointeractionist vision. Also in Menegassi (1995) on the steps of the reading process, the contributions of Silva (2009), Oliveira (2006) and Cafiero (2010) on critical reading and reading improvement; the notes of Coscarelli (2005) and Zanchetta Jr. (2007) on media and media literacy; and Gonzalez (2003), on advertising texts. As for the elaboration of the educational proposal intervention we based on the studies of Thornburg (1996) on learning in the twenty-first century and the guidelines established by the National Curricular Parameters - NCP (BRAZIL, 1998) - and the Common Basic Contents - CBC (MINAS GERAIS, 2005) - on teaching advertising texts. The data analysis allowed us to conclude that the systematic study of advertising texts enabled students to overcome reading difficulties of advertising texts of the advertising domain and developed a more critical eye towards these texts. Therefore, we can affirm that the pedagogical intervention through a study that took into account not only the social structure and function but also the way media works and the interests that move the advertising creation, contributed to the development of critical reading of advertising texts. We confirm also that since the student has knowledge of the subject, the criticism that developed in relation to advertising texts extends to other texts. These results show the relevance of the study of advertising texts for the education of the individual as an active member of a mediated society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura críticapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectTextos publicitáriospt_BR
dc.subjectFormação leitorapt_BR
dc.titleLeitura crítica de textos midiáticos: do texto publicitário à formação leitorapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoInúmeras modificações sociais e tecnológicas têm contribuído para o desenvolvimento de novas maneiras de ser na sociedade contemporânea. Nesse contexto caracterizado pela diversidade de linguagens, destaca-se a presença imponente de textos publicitários no cotidiano dos alunos. O diálogo entre as várias formas de linguagem e o forte poder argumentativo comumente presente nesses textos faz com que eles exerçam enorme influência sobre os modos de pensar e de agir. Diante dessa realidade, esta pesquisa buscou pontuar as dificuldades dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de São Francisco/MG em relação à leitura crítica de textos midiáticos do domínio publicitário e elaborar uma proposta de intervenção para a superação dessas dificuldades, visando à formação do leitor crítico. A relação dialética entre pesquisa e ação está fortemente presente neste trabalho, uma vez que tem como objetivo primeiro a transformação da realidade; assim, esta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005). A abordagem teórica deste trabalho foi ancorada nos estudos de Leffa (1996), Solé (2008), Koch e Elias (2012) e Koch (2013), sobre o processo de leitura numa visão sociointeracionista. Também em Menegassi (1995), sobre as etapas do processo de leitura; nas contribuições de Silva (2009), Oliveira (2006) e Cafiero (2010) sobre leitura crítica e formação leitora; nos apontamentos de Coscarelli (2005) e Zanchetta Jr. (2007) sobre mídia e formação midiática; e nos de Gonzalez (2003), sobre textos publicitários. Já para a elaboração da Proposta Educacional de intervenção, embasamo-nos nos estudos de Thornburg (1996) sobre o aprendizado no século XXI e nas diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998) – e pelo Conteúdo Básico Comum – CBC (MINAS GERAIS, 2005) – sobre o ensino de textos publicitários. A análise dos dados obtidos nos permitiu concluir que o estudo sistemático de textos publicitários possibilitou a superação das dificuldades de leitura de textos midiáticos do domínio publicitário e o desenvolvimento de um olhar mais crítico em relação a esses textos. Diante disso, é possível afirmar que a intervenção pedagógica, através de um estudo que levou em consideração não só a estrutura e a função social, mas também o funcionamento da mídia e os interesses que movem a criação publicitária, contribuiu para a formação do leitor crítico de textos publicitários. Confirmamos ainda que, desde que o aluno tenha conhecimento sobre o assunto tratado, a criticidade desenvolvida em relação à publicidade se estende a outros textos. Esses resultados evidenciam, pois, a relevância do estudo de textos publicitários para a formação do indivíduo como membro atuante de uma sociedade midiatizada.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-09T13:56:48Z-
dc.contributor.refereeQuintino, Juliana Mendes Campos-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Helen Josy- Leitura crítica, 2015.pdfLeitura crítica de textos midiáticos: do texto publicitário à formação leitora5,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.