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dc.contributor.advisorNepomuceno, Arlete Ribeiro-
dc.contributor.authorNunes, Francisco José Caldas-
dc.date.accessioned2021-11-08T16:17:15Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/514-
dc.description.abstractThis intervention proposal aims to investigate whether reading, text production, and advertising publishing on Facebook consist of an efficient strategy in order to help eighth- grade students improve their writing and critical thinking, as well as their perception while reading multisemiotic texts. The theoretical framework is based on the Social Semiotic, in interlocution with the Systemic Functional Grammar (SFG), by Halliday (1994 [1985]), Halliday e Matthiessen (2004); the Multimodal Discourse Analysis (MDA), proposed by Kress e van Leeuwen (2001, 2006 [1996]); and the Critical Discourse Analysis (CDA), approached by Fairclough (2001). The research is justified since multisemiotic language, widely employed in mass media, demands from the reader/consumer an analysis not only of the written text, but also of others semiosis, in order to apprehend the various meanings underneath. It is possible to perceive, however, that reading and writing at school are usually limited to traditional practices that privilege the verbal language. Consequently, the students are lead to partially read the multimodal texts. Methodologically speaking, we initially intend to read the advertisings in an analytical manner so that we are able to identify peculiar features. Next, as an intervention proposal, the students will produce their own advertisements and publish them on Facebook. By doing so, we expect students to become critically-minded readers/consumers of this textual genre whose purpose is to influence consumer behaviors. The results reveal that it is possible and necessary to work with multimodality on the final grades of Junior School – from Eight Grade onwards – which proves the hypothesis that multimodal text production in the classroom, may improve reading and writing. This attempt to study the textual genre Advertising feels a gap existing in Portuguese classes, in terms of reading and writing at school, since the students do not pay attention to the meanings that are built through the visual language within multimodal texts, limiting themselves to understanding meaning only through the verbal text.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectAnúncio Publicitáriopt_BR
dc.subjectGramática Sistêmico-Funcionalpt_BR
dc.subjectGramática do Design Visualpt_BR
dc.subjectAnálise Crítica do Discursopt_BR
dc.titleA Construção da multimodalidade em anúncios publicitários de alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva investigar se a leitura, a produção e a publicação de anúncios publicitários no Facebook consistem em uma estratégia eficaz à construção da multimodalidade, de forma a levar alunos do Oitavo Ano do Ensino Fundamental a aprimorar a escrita e o senso crítico e a perceber formas de ler textos multissemióticos. Para tanto, fundamentamo-nos no aporte teórico da Semiótica Social, em interlocução com a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), segundo Halliday (1994 [1985]), Halliday e Matthiessen (2004), a Teoria Multimodal do Discurso (TMD), nos termos de Kress e van Leeuwen (2001, 2006 [1996]); e a Análise Crítica do Discurso (ACD), na concepção de Fairclough (2001). Justifica- se esta pesquisa em função de a linguagem multissemiótica, largamente utilizada pelos meios de comunicação de massa, demandar do leitor/consumidor a análise não só do texto escrito, mas também de outras semioses, a fim de que depreenda os diversos significados construídos. Constata-se, no entanto, que as atividades de leitura e de escrita, na escola, de maneira geral, limitam-se à prática tradicional que privilegia a linguagem verbal e, por força disso, leva-se o aluno a ler de forma parcial os textos multimodais. Metodologicamente, em um primeiro momento, a pretensão é ler, analiticamente, os anúncios publicitários, com o propósito de identificar características peculiares. Em seguida, para a proposta de intervenção os alunos produzem anúncios publicitários que serão publicados no Facebook. Nesse sentido, espera-se que os alunos, a partir da produção de anúncios publicitários, tornem-se leitores/consumidores críticos desse gênero textual, cujo propósito é influenciar comportamentos do consumidor. Os resultados revelam que é viável e necessário o trabalho com a multimodalidade nas séries finais do Ensino Fundamental, a partir do Oitavo Ano, comprovando a hipótese aventada de que as atividades de produção de textos multimodais em sala de aula pode levar o aluno a ler e escrever melhor. Preenche-se, com a proposta de estudo do gênero textual Anúncio Publicitário, lacuna importante, nas aulas de língua materna, no que se refere ao trabalho com a leitura e a escrita na escola, já que se constata que os alunos não se mostram atentos aos sentidos construídos por intermédio da linguagem visual nos textos multimodais, limitando-se a buscar o sentido a partir apenas do texto verbal.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-09T16:17:15Z-
dc.contributor.refereeMeira, Ana Clara Gonçalves Alves de-
dc.contributor.refereeCoelho, Maria do Socorro Vieira-
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