Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Maria do Socorro Vieira-
dc.contributor.authorLima, Giullyano José Nunes-
dc.date.accessioned2021-11-08T16:31:20Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/515-
dc.description.abstractLanguage acquisition demands knowledge propelled by the need people have to integrate socially. In this process schooling performs an important role for it contributes to the development of communicative competencies, in this investigation, the writing ability. Because of that in the Primary Course, language ortographic rules become a crucial aspect given the need for patterning the forms of writing words. Ortography is ruled-conventioned and on account of that its teaching demands knowledge on writing that should allow for the competent use of language in the various situations of social interaction. As it considers all those aspects, and due to its ineditism, this research justifies itself. Its main thesis is the teaching of ortography focusing on the use of capital and small letters by students of the Primary Course since, though they were expected to dominate those basic rules and the functioning of the graphic-phonemic system of the Portuguese language and of certain writing conventions, specifically the use of capital and small letters, they failed to write accuratly, as the analysis of some textual productions of students in the Primary Course School in Curralinhos, Piauí revealed the misuse of those rules, most probably caused by the lack of knowledge about them. Based upon these facts, there emerged the hypothesis that the students created their own rules for the use of capital and small letters, and utilized them at random. Because of that the objective of this work is to contribute to the teaching and learning of writing by students, privileging the use of capital and small letters. To achieve such a goal the investigation was developed with the research-action methodology which followed steps such as the identification of ´erros´ in the use of those letters and the collaborative elaboration of rules that could orient clientle to use them properly. The final product of this research is an Intervening Pedagogical Plan whose aim is to help at least minimize or solve the students´ writing problems detected during the development of this work. The analysis of the results of the application of the Pedagogical Plan confirmed the hypothesis raised and showed that the activities contributed to improve the use of capital and small letters as the the situations of correct use of those letters outnumbered the incorrect ones.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectUso de letras maiúsculas e minúsculaspt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleEnsino da Ortografia da Língua Portuguesa: o Uso de Maiúsculas e Minúsculas na Escrita de Alunos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoA aquisição de uma língua exige conhecimentos impulsionados pela necessidade de as pessoas interagirem. A escolarização desempenha um importante papel nesse processo, por contribuir para o desenvolvimento das competências comunicativas - nesta investigação, a habilidade de escrever. Por isso, no Ensino Fundamental II, as regras do sistema ortográfico da língua constituem tópico relevante, dada a necessidade de se padronizarem as formas de se registrarem as palavras. A ortografia é regida por regras convencionadas e, por isso, seu ensino demanda conhecimentos sobre a escrita que possibilitem o uso competente da língua, em diversas situações de interação social. Porque leva em conta todos esses aspectos e devido ao seu ineditismo, esta pesquisa justificaria-se por si só. Seu objeto de estudo é o ensino da ortografia, com foco no uso que fazem das letras maiúsculas e minúsculas os alunos de uma escola de Ensino Fundamental II, desde que, embora se esperasse que eles dominassem aquelas regras básicas e o funcionamento do sistema gráfico-fonêmico do Português e de determinadas convenções da escrita, especificamente, o uso das letras maiusculas e minúsculas, eles não escreviam corretamente, fato comprovado, após a análise de algumas produções textuais feita no Ensino Fundamental II de uma escola em Curralinhos, Piauí, que comprovou o uso inadequado das regras, talvez, causado pelo desconhecimento sobre as normas padrão de escrita. Com base nesses fatos, levantou-se a hipótese de que os alunos criavam suas próprias regras para as letras maiúsculas e minúsculas e as utilizavam aleatoriamente. Por isso, o objetivo deste trabalho é contribuir para o ensino e a aprendizagem da escrita dos alunos, privilegiando o uso daquelas letras. Para atingir esse propósito, esta investigação foi desenvolvida com a pesquisa-ação, metodologia que seguiu procedimentos como a identificação dos ´erros´ no uso das referidas letras e a elaboração compartilhada de regras que pudessem orientar os discentes a usá-las adequadamente. O produto final desta pesquisa é uma Proposta de Intervenção Pedagógica que tem como um de seus objetivos ajudar, se não a solucionar, pelo menos minimizar os problemas de escrita detectados, durante o desenvolvimento deste trabalho. A análise dos resultados da aplicação da Proposta de Intervenção confirmou a hipótese levantada e mostrou que as atividades trabalhadas contribuíram para melhorar o uso das letras maiúsculas e minúsculas, porque as situações de uso correto daquelas letras ultrapassaram as de uso incorreto.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-09T16:31:20Z-
dc.contributor.refereeBarbosa, Liliane Pereira-
dc.contributor.refereeOliveira, Ramony Maria da Silva Reis-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giullyano José Nunes Lima.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.