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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vieira, Fábia Magali Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Leila Tupinambá | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-08T17:03:30Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/516 | - |
dc.description.abstract | Social networks are characterized as a resource educators can use to discover and explore their potential and productive ways in the teaching-learning process. From this perspective, this study aimed to analyze the contributions of social networks as an educational resource in the development of skills related to the production of argumentative texts in the final grades of elementary school. Thus, from difficulties diagnosed in a class of the 9th grade of a municipal school in Montes Claros - Minas Gerais, regarding argumentation and further considering the significant interest of the students by digital technologies and social networking sites, the need to propose an educational project of intervention that would overcome or at least minimize the difficulties encountered in class emerged. The practice then was to work from scrolling action-reflection-action, with an approach anchored in the interactive theory of Bakhtin (1997), theoretical studies of Coscarelli (2005) and Xavier (2005; 2009), on the use of technologies in the educational context as well as in Silva's notes (2002), on the interactivity and its implications for education; Recuero (2009), in his study of social networks on the Internet, among others, also of fundamental importance, as Charaudeau (2010) and Koch (1996) and their contributions on the argumentative text. Performed under the perspective of action research and using quantitative and qualitative approaches in the analysis, this research is applied type due to its pragmatic character, being focused on practical application to solving specific problems and explanatory type in relation to the objectives. Thus, by creating a closed group on the Facebook, we verified that the social network as an environment that excels in interactivity may be considered a locus of socio discursive practices, then favoring dialogue, interaction and exchange of knowledge in the discussion of the topics. Taking into account the results achieved, we could notice that work with social networks when properly mediated by the teacher may contribute to promote reflection and critical position. Therefore, it enables the development of argumentation practices, thus contributing to minimize difficulties related to the production of argumentative texts | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | redes sociais | pt_BR |
dc.subject | interatividade | pt_BR |
dc.subject | produção de textos | pt_BR |
dc.subject | argumentação | pt_BR |
dc.title | Redes sociais: possibilidades para desenvolvimento de práticas argumentativas | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.subarea | Linguistica | pt_BR |
dc.description.resumo | As redes sociais se configuram como recurso do qual educadores podem se apropriar, descobrindo e explorando o seu potencial e maneiras produtivas de utilizá-las no processo ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo analisar as contribuições das redes sociais como recurso pedagógico no desenvolvimento de habilidades relacionadas à produção de textos argumentativos nas séries finais do Ensino Fundamental. Assim, a partir de dificuldade diagnosticada em turma de 9º ano de escola da rede pública municipal de Montes Claros - Minas Gerais, com relação à argumentação, e considerando, ainda, o expressivo interesse dos estudantes por tecnologias digitais e sites de redes sociais, surgiu a necessidade de propor um projeto educacional de intervenção que viesse superar ou, ao menos, minimizar as dificuldades verificadas na turma. A práxis, então, consistiu em trabalho desenvolvido a partir do desdobramento ação-reflexão-ação, com abordagem ancorada na teoria interacionista de Bakhtin (1997), estudos teóricos de Coscarelli (2005) e Xavier (2005; 2009), sobre o uso das tecnologias no contexto educacional, bem como em apontamentos de Silva (2002), sobre interatividade e suas implicações na educação; Recuero (2009), em seu estudo sobre redes sociais na internet, entre outros autores, também de fundamental importância, como Charaudeau (2010) e Koch (1996) e suas contribuições sobre o texto argumentativo. Realizada sob a perspectiva da pesquisa-ação e utilizando, em suas análises, as abordagens quantitativa e qualitativa, esta pesquisa é do tipo aplicada, por seu caráter pragmático, sendo voltada à aplicação prática para resolução de problemas específicos e, em relação aos objetivos, é do tipo explicativa. Desse modo, por meio da criação de grupo fechado no Facebook, verificamos que a rede social, como ambiente que prima pela interatividade, constitui-se como locus de práticas sociodiscursivas, favorecendo, então, o diálogo, a interatividade e a troca de conhecimentos na discussão sobre os temas abordados. Levando em consideração os resultados alcançados, foi possível constatar, então, que o trabalho com redes sociais, quando devidamente mediado pelo professor, colabora sobremaneira para promover reflexão e posicionamento crítico. Possibilita, portanto, o desenvolvimento de práticas argumentativas, contribuindo, conseguintemente, para minimizar dificuldades dos estudantes relacionadas à produção de textos argumentativos. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2021-11-09T17:03:30Z | - |
dc.contributor.referee | Riberio, Ana Elisa Ferreira | - |
dc.contributor.referee | Martins, Antônio Carlos Soares | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Leila Tupinambá-Redes sociais, 2015.pdf | Redes sociais: possibilidades para desenvolvimento de práticas argumentativas | 5,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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