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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorAraújo, Luciana Cardoso de-
dc.date.accessioned2021-11-08T17:31:51Z-
dc.date.issued2015-07-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/517-
dc.description.abstractThis work regards an integrant research of the Professional Master's degree Program in Arts/Literature - ProfLetras and aims to assess the limits and contributions of continual teacher training to improve and/or change teachers' practice in Portuguese teaching for the deaf, in an inclusive context. It is a qualitative study of interpretative nature, by offering a continual education teachers course, having examined the student speech before, during and after the training, intending to identify which improves their formation and which can not be improved, in the view ofteacher students. To conduct the research, we are based on Applied Linguistics theories and on principles of teaching of Portuguese as a Second Language and Teacher Education as main theoretical perspectives. We hope to highlight the problems experienced by Portuguese teachers with the deaf, in the context of inclusive schools and contribute in some way to the improvement of public policies for teacher education. The research has shown that, despite the defense of a speech of an inclusive and bilingual education adopted by government policies, there are few teachers who know about the linguistic, methodological, curricular, social and cultural singularities of the deaf community. Continual teacher training itself is not enough to guarantee a real bilingual education, tending to the literacy, due to structural and philosophical issues which exceed the teaching and the threshold training. However, although the teacher training cannot solve everything, it certainly contributes significantly to change and/or improve the pedagogical practice. It is urgent, therefore, the implementation of public policies on training, both initial and continual, grounded in literacy, in political-social engagement and in pedagogy of otherness to attend the current social context, based on differences.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEnsino de Portuguêspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleLimites e contribuições da Formação de professores para o ensino de português como segunda língua para surdospt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho contempla uma pesquisa integrante do Programa de Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras e objetiva avaliar os limites e contribuições da formação continuada de professores para o aprimoramento e/ou mudança da prática pedagógica de ensino de português para surdos, no contexto inclusivo. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza interpretativa que, através do oferecimento de um curso de formação continuada de professores, analisou o discurso do professor-cursista antes, durante e depois da referida formação, com vistas a mapear o que melhora, via formação, e o que, exatamente, não pode ser modificado por meio dela, na visão dos professores-cursistas. Para realizar a pesquisa, nos sustentamos na Linguística Aplicada, tendo os preceitos do Ensino de Português como Segunda Língua e da Formação de Professores como perspectivas teóricas mestras. Esperamos evidenciar os problemas vivenciados por professores de Língua Portuguesa para surdos, no âmbito das escolas ditas inclusivas, e contribuir, de alguma maneira, para a melhoria das políticas públicas de formação de professores. A pesquisa realizada permite afirmar que, apesar do discurso de defesa de uma educação inclusiva e bilíngue adotado pelas políticas governamentais, ainda são poucos os docentes que têm conhecimentos acerca das singularidades linguísticas, metodológicas, curriculares, sociais e culturais da comunidade surda. A formação continuada de professores por si só não parece ser suficiente para garantir uma educação verdadeiramente bilíngue, voltada para o(s) letramento(s), devido a questões de ordem estrutural e filosófica que extrapolam o fazer docente e o limiar da formação. Todavia, ainda que a formação de professores não possa tudo, certamente contribui de forma muito significativa para a mudança e/ou aprimoramento da prática pedagógica. Urge, portanto, a implantação de políticas públicas de formação, tanto inicial quanto continuada, pautadas no(s) letramento(s), no engajamento político-social e na pedagogia da alteridade para atender o atual contexto social, marcado pelas diferenças.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-09T17:31:51Z-
dc.contributor.refereePereira, Maria Cristina Cunha-
dc.contributor.refereeVieira, Fábia Magali Santos-
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