Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Maria Alice-
dc.contributor.authorMuniz, Izabel Cristina Soares Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-11-08T18:14:56Z-
dc.date.issued2015-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/518-
dc.description.abstractIn the early stages of writing acquisition process, it is likely that the child writes as you speak, or that present influences of speech in writing, but this phenomenon remains the second stage of primary education. Leaving from this proposition, in this research, our aim is to investigate the influence of orality in the writing of students of the 8th grade of elementary school. For this, we take as theoretical framework the variationist and interactional perspectives, working with authors who bring relevant discussion abouton the subject (Marcuschi, Smith, BortoniRicardo, among others). The corpus of the research is consisted for a total of 21(twenty-one) texts of students of the 8th grade of E.E Joaquim de Freitas, in the municipality of Espinosa, located in the north of Minas Gerais mesoregion. Althroughout predominantly qualitative analysis, have been identified and categorized occurrences of orality marks in writing informants. The result of the analysis showed that these students select ideas and get to convey a message, although they have difficulties in writing about certain topic with domain of writing, needing resort often to the database from its usual oral language. These partial results served as a diagnostic to continue the research and development of the intervention project that is proposed in this paper. The end result of this research led us to understand that the linguistic phenomena that occur in the texts of the students surveyed are the result of both geographic linguistic variation of the various rural and urban communities, as well as the widespread Portuguese language teaching culture at school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectmarcas de oralidadept_BR
dc.subjectescritapt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.subjectlíngua portuguesapt_BR
dc.titleInfluência da oralidade na escrita dos alunos do ensino fundamental: gênero contopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoNas fases iniciais do processo de aquisição da escrita, é provável que a criança escreva como fala, ou que apresente influências da fala na escrita, mas esse fenômeno ainda permanece na segunda fase do Ensino Fundamental. Partindo dessa proposição, nesta pesquisa, o nosso objetivo é investigar a influência da oralidade na escrita de alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental. Para isso, tomamos como referencial teórico-metodológico as perspectivas variacionista e interacionista, trabalhando com autores que trazem discussões pertinentes sobre o assunto (Marcuschi, Soares, Bortoni-Ricardo, entre outros). O corpus da pesquisa é constituído por um total de 21 (vinte e um) textos de alunos do 8.º ano da E. E. Joaquim de Freitas, situada no município de Espinosa, localizado na mesorregião norte de Minas Gerais. Através de análise predominantemente qualitativa, foram identificadas e categorizadas as ocorrências de marcas de oralidade na escrita dos alunos informantes. O resultado da análise mostrou que esses alunos selecionam ideias e conseguem transmitir uma mensagem, embora apresentem dificuldades em escrever sobre determinado tema com domínio da escrita, precisando recorrer frequentemente ao banco de dados de sua linguagem oral usual. Esses resultados parciais serviram como diagnóstico para dar continuidade à pesquisa e à elaboração do projeto de intervenção que se propôs neste trabalho. O resultado final dessa pesquisa levou-nos a entender que os fenômenos linguísticos ocorridos nos textos dos alunos pesquisados são resultantes tanto da variação linguística geográfica das diversas comunidades rurais e urbanas, como também da cultura de ensino de língua portuguesa disseminada na escola.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-09T18:14:56Z-
dc.contributor.refereeMuniz, Maria Ieda Almeida-
dc.contributor.refereeCoelho, Maria do Socorro Vieira-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Cardoso-oralidade, 2015.pdfInfluência da oralidade na escrita dos alunos do ensino fundamental: gênero conto2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.