Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/519
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nepomuceno, Arlete Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Rosa, Janine Ferreira Pimenta | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-09T11:29:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/519 | - |
dc.description.abstract | This research aims to present proposals to develop writing skills ability of narrative texts of the genre Fairy Tale, establishing the thematic progression. In order to achieve this purpose, this work is based fundamentally on the theoretical constructs of Textual Linguistics, especially in its third phase from the perspectives of Costa Val (2006), Koch (2007, 2014, 2015); Koch; Elias (2015), in dialogue with Bakhtin (1997, 2006); Marcuschi (2008), among others. It is justified by the need to provide the student with minimum necessary knowledge for the use of language as a means of exercising citizenship because we understand that the aimed literacy by the school is the result of knowing how to read and write. Our hypothesis is that the difficulty of the student to organize and sort ideas with cohesion and coherencein the genre Fairy Tale may be related to the lack of unknowledge on the elements of function and language that constituted the knowing genre (short story) lends itself, among other factors. We propose as methodology an action research from an Educational Intervention Plan (EIP) which was developed in a group of the 6th.grade of a public school in Montes Claros, Minas Gerais. In 2016, we used the participant observationas well as the EIPto collect two corpora: a diagnostic production (initial corpus) and a final production (final corpus) for further qualitative data analysis. The results show how we understand the ways to constituted of a particular genre (short story) as well as we understand the way it is built (time pro sequence and logical sequence of ideas using paragraphing, punctuation and articulators) enables the organization and sorting of ideas establishing cohesion and coherence. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Conto de fadas – Gênero | pt_BR |
dc.subject | Coesão e Coerência – Textos narrativos – Escrita | pt_BR |
dc.subject | Parágrafo - Sinais de pontuação – Articuladores - Uso | pt_BR |
dc.subject | Progressão temática | pt_BR |
dc.title | A progressão temática em textos narrativos do gênero conto de fadas: aspectos estruturais e de linguagem | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.subarea | Linguistica | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva apresentar propostas para desenvolver a habilidade de escrita de textos narrativos do gênero Conto de Fadas, estabelecendo a progressão temática. Para atingir tal propósito, apoia-se, fundamentalmente, nos construtos teóricos da Linguística Textual, sobretudo em sua terceira fase, a partir das perspectivas de Costa Val (2006); Koch (2007; 2014; 2015); Koch e Elias (2015), em interlocução com Bakhtin (1997); Marcuschi (2008), entre outros. Justifica-se pela necessidade de proporcionar ao aluno conhecimentos mínimos necessários para a utilização da língua como meio de exercer cidadania, pois entendemos que o letramento pretendido pela escola é consequência do saber ler e escrever. Partimos da hipótese de que a dificuldade de o aluno organizar e ordenar as ideias no gênero Conto de Fadas, obedecendo à coesão e à coerência, pode estar relacionada, entre outros fatores, ao desconhecimento dos elementos estruturais e de linguagem que constituem determinado gênero (conto). Como expediente metodológico, propomos uma pesquisa-ação a partir de um Plano Educacional de Intervenção (PEI) que foi desenvolvido em uma turma de 6° ano de uma escola pública de Montes Claros/MG. Para a coleta de dados, no ano de 2016, utilizamos a observação participante, bem como o PEI, através dos quais coletamos dois corpora: uma produção diagnóstica (corpus inicial) e uma produção final (corpus final) para posterior análise qualitativa de dados. Os resultados comprovam que compreender o modo como se constitui determinado gênero (prossequência temporal e sequência lógica de ideias, com uso de paragrafação, sinais de pontuação e articuladores) possibilita organizar e ordenar as ideias, estabelecendo coesão e coerência. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2021-11-10T11:29:15Z | - |
dc.contributor.referee | Moraes, Carla Roselma Athayde | - |
dc.contributor.referee | Muniz, Maria Ieda Almeida | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JANINE FERREIRA PIMENTA ROSA.pdf | 15,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.