Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorPimenta, Lóide Fernandes-
dc.date.accessioned2021-11-09T11:50:05Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/520-
dc.description.abstractThe problems we experience in teaching and learning in Portuguese language classes are worrying and challenging. In addition, the results of the external evaluations indicate several deficiencies, mainly in the performance of the reading ability of the students. Thus, this research aimed to develop reading teaching practices in the interactionist perspective, based on the selection of some textual genres and reading strategies, in order to improve the performance of these students. We seek to provide a teaching with effective participation of those involved in the process. For this, this work was anchored, among others, in the studies of the philosophers Vygotsky (1984) and Bakthin (2006), with the theory of interactionism and its contributions to teaching, in the assumptions and relevance of the textual genres, based on Marcuschi ( 2009), Schneuwly and Dolz (2013), and in Solé (1998), Kleiman (2002) and Cosson (2014), authors that highlight the importance of reading strategies for efficient teaching. Methodologically, we developed an action research of a qualitative nature and participant observation. The subjects of the research were the students of the 9th grade of Elementary School of a public school in Montes Claros/MG. The data to demonstrate the difficulty of reading the students of the studied school were evidenced with a documentary analysis of the results already obtained. In order to analyze the reader profile of the class, we applied a diagnostic test and an investigative questionnaire about the student's vision about reading. From the collected data, we elaborated an intervention plan with the purpose of developing classes in the interactionist perspective, based on the genres and in strategies of reading. Thus, the results of the actions analyzed showed that classes of this nature have much to contribute to the teaching-learning of reading, because, in addition to the students showing greater interest in the activities, it was also possible to observe that the interaction, proposed in the actions developed , propitiated the collective construction of knowledge. We hope that this study and the classes developed in the intervention, besides contributing to the improvement of the reading proficiency of our students, can encourage the teachers of the basic education in the search of practices with more effective theoretical foundations for the teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInteracionismopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.titleA leitura de gêneros textuais em uma perspectiva interacionista, via estratégias: contribuições teóricas e práticas para o ensinopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoOs problemas que, experiencialmente, verificamos no ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa são preocupantes e desafiadores. Além disso, os resultados das avaliações externas apontam diversas deficiências, sobretudo no desempenho da habilidade de leitura dos alunos. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver práticas de ensino da leitura na perspectiva interacionista, embasada na seleção de alguns gêneros textuais e de estratégias de leitura, com vistas a melhorar o desempenho desses alunos. Buscamos proporcionar um ensino com uma participação efetiva dos envolvidos no processo. Para tanto, este trabalho ancorou-se, entre outros, nos estudos dos filósofos Vygotsky (1984) e Bakthin (2006), com a teoria do interacionismo e suas contribuições para o ensino, nos pressupostos e relevância dos gêneros textuais, fundamentados em Marcuschi (2009), Schneuwly e Dolz (2013), e ainda, em Solé (1998), Kleiman (2002) e Cosson (2014), autores que evidenciam a importância das estratégias de leitura para um ensino eficiente. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa-ação de cunho qualitativo e da observação participante. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Montes Claros/MG. Os dados para demonstração da dificuldade de leitura dos alunos da escola pesquisada foram evidenciados com uma análise documental dos resultados já obtidos. Para se analisar o perfil leitor da turma, aplicamos um teste diagnóstico e um questionário investigativo sobre a visão do aluno acerca da leitura. A partir dos dados coletados, elaboramos um plano de intervenção com o propósito de desenvolver aulas na perspectiva interacionista, embasadas nos gêneros e em estratégias de leitura. Desse modo, os resultados das ações analisadas evidenciaram que aulas dessa natureza têm muito a contribuir para o ensino-aprendizagem da leitura, pois, além de os alunos terem demonstrado maior interesse pelas atividades, foi possível observar também que a interação, proposta nas ações elaboradas, propiciou a construção coletiva dos conhecimentos. Esperamos que este estudo e as aulas desenvolvidas na intervenção, além de contribuir para a melhoria da proficiência leitora de nossos alunos, possam incentivar os professores da educação básica na busca de práticas com fundamentos teóricos mais eficazes para o ensino.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-10T11:50:05Z-
dc.contributor.refereeNepomuceno, Arlete Ribeiro-
dc.contributor.refereeTeixeira, Gustavo Leal-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÓIDE FERNANDES PIMENTA.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.