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dc.contributor.advisorSantos, Rita de Cássia Silva Dionísio-
dc.contributor.authorFernandes, Luciane de Oliveira Bertulino-
dc.date.accessioned2021-11-09T12:11:46Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/521-
dc.description.abstractThis research was motivated in the fact that, empirically, it has been verified which most students just reading when it is a mandatory practice. In this sense, work the classical handiwork of Brazilian literature as a practical incentive strategy of spontaneous literary reading, so, it seems to be a necessity in our schools. In this perspective, it purports answering the question: Does the use, in circles of reading, of classical handiworks adapted to the comics may motivate the student to the reading of literary preparing him to know the original text? It aimed to proportionate to the students from the 8th year 15 of Dr. Carlos Albuquerque Public School the opportunity to experience literary reading activities in a manner that they could give a fresh meaning to this practice. Realized under the perspective of the phenomenological research method, already it purported to make a direct description from the experience realized. The instrument of obtaining of data concerning the habits and attitudes of students consisted of a questionnaire, with closed questions, which facilitated the data tabulation and drove the activities that have been developed, and some open questions, which allowed students show up their opinions and suggestions on the subject analyzed in order to reach the desired goal. From the data obtained with the questionnaire, it was developed an action plan in order to intervene in pedagogical practice. The praxis, then, was the application of "reading circles" and reading strategies with the "function chips", developed by Rildo Cosson (2014), using works of classic literature adapted for comics. At the end of the development of the action plan another questionnaire was applied to the students involved in the project, with the finality to notice the personal evaluation of each one about their involvement with the literary reading activities. In this manner we notice that the reading of adapted classics, using reading strategies selected by us, made the students realized the importance of reading the literary text, promoting experience, reflection, and fulfilling its humanizing role of literature in terms of Candido (2004).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectliteratura brasileirapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleLiteratura em quadrinhos: diálogos e ressignificações na formação do leitor da educação básicapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi motivada no fato de que, empiricamente, tem-se constatado que grande parte dos alunos só leem quando é uma prática obrigatória. Nesse sentido, trabalhar as obras clássicas da literatura brasileira como estratégia de incentivo à prática da leitura literária espontânea, então, parece ser uma necessidade em nossas escolas. Nessa perspectiva, pretendeu-se responder à questão: O uso, nos círculos de leitura, de obras clássicas adaptadas para as histórias em quadrinhos pode motivar o aluno para a leitura literária, preparando-o para conhecer o texto original? Objetivou-se proporcionar aos alunos do 8º ano 15 da Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque a oportunidade de vivenciar atividades de leitura literária de forma que eles pudessem ressignificar essa prática. Realizada sob a perspectiva do método de investigação fenomenológico, já que se pretendeu fazer uma descrição direta da experiência realizada. O instrumento de obtenção dos dados referentes aos hábitos e atitudes dos alunos se constituiu de um questionário, com questões fechadas, o que facilitou a tabulação dos dados e direcionou as atividades que foram desenvolvidas, e algumas questões abertas, que permitiram aos alunos exporem suas opiniões e sugestões sobre o assunto analisado afim de se chegar ao objetivo pretendido. A partir dos dados obtidos com o questionário, foi desenvolvido um plano de ação de forma a intervir na prática pedagógica. A práxis, então, consistiu na aplicação dos “círculos de leitura” e estratégias de leitura com as “fichas de função”, desenvolvidos por Rildo Cosson (2014), utilizando-se obras da literatura clássica adaptadas para quadrinhos. Ao final do desenvolvimento do plano de ação outro questionário foi aplicado aos alunos envolvidos no projeto, com a finalidade de se perceber a avaliação pessoal de cada um sobre seu envolvimento com as atividades de leitura literária. Desse modo, percebemos que a leitura dos clássicos adaptados, utilizando as estratégias de leitura selecionadas por nós, fez com que os alunos percebessem a importância da leitura do texto literário, promovendo a experiência, a reflexão, e cumprindo o papel humanizador da literatura, nos termos de Candido (2004).pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-10T12:11:46Z-
dc.contributor.refereeSouto, Maria Generosa Ferreira-
dc.contributor.refereeFróes, Marli Silva-
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