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dc.contributor.advisorSantos, Rita de Cássia Silva Dionísio-
dc.contributor.authorAraújo, Marília de Aquino-
dc.date.accessioned2021-11-09T13:06:51Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/524-
dc.description.abstractThe relationship between reading and literature in the school context has been the object of constant reflection. In these discussions, it is observed that reading and literature end up suffering, in certain teaching situations, a mechanical approach, in which the artificiality reveals itself recursively through isolated exercises, limiting the analysis of literary text to didactic information (author, biography, literary periodization or structural characteristics of the genre) or to the use as an excuse to study grammatical content without the student perceiving literature as an action that is historical and culturally constructed, associating the critical awareness of the world and sociohistorical context. In this perspective, it is crucial to develop, at school, literary literacy, including practices and social events involving reader and writer interaction, producing the socialized exercise of reading literary texts. Thus, this research proposes discussion on working with the literary text in the Elementary Education II, in particular, with students of the 9th year of a public school in Minas Gerais. In a school setting in which students have little interest in literary reading, it has become fundamental to develop this research hypothesizing that the approach to literature in the final grades of elementary school can provide students with unique opportunities of literary literacy. Therefore, guided by the proposal of the basic sequence of Cosson (2012), with the overall goal of promoting literary literacy in school, to specifically value the literary reading as an essential element in the formation of citizenship, to involve students in proposed activities and to represent an opportunity to access the world of literature. During the application of the activities of the basic sequence, we realized that students were involved in the aesthetic and critical literary text appreciation, so we can affirm that, according to the comments and reactions of the students, this research has brought a significant contribution in reading education and the consequent expansion of literary literacy. Thus, we believe that we found a way, among many, to turn scenery of disinterest in literature in a context of literary text appreciation, raising the subjectivity of students and enriching their perspective of life.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectSequência básicapt_BR
dc.subjectFormação leitorapt_BR
dc.titleLetramento literário: muitos desafios, vários caminhospt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoAs relações entre a leitura e a literatura no contexto escolar têm sido objeto de constantes reflexões. Nessas discussões, observamos que a leitura e a literatura acabam por sofrer, em determinadas situações didáticas, uma abordagem mecânica, na qual o artificialismo se revela de modo recorrente por meio de exercícios isolados, limitando a análise do texto literário às informações didáticas (autor, biografia, periodização literária ou características estruturais do gênero) ou ao uso como pretexto para se estudar conteúdos gramaticais, sem que o aluno perceba a literatura como uma ação que se constitui histórica e culturalmente, associando-se à consciência crítica do mundo e do contexto histórico-social. Nessa perspectiva, é fundamental desenvolver, na escola, o letramento literário, compreendendo práticas e eventos sociais que envolvem a interação leitor e escritor, produzindo o exercício socializado da leitura de textos literários. Diante disso, esta pesquisa propõe discussão sobre o trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental II, em especial, 9º Ano de uma escola de rede pública de Minas Gerais. Em um cenário escolar em que estudantes têm pouco interesse pela leitura literária, tornou-se fundamental desenvolvermos esta pesquisa, hipotetizando que a abordagem da literatura nas séries finais do Ensino Fundamental pode proporcionar aos alunos oportunidades singulares de letramento literário. Para tanto, norteamo-nos pela proposta da sequência básica de Cosson (2012), com o objetivo geral de promover o letramento literário na escola, para, especificamente, valorizar a leitura como elemento essencial na formação da cidadania, envolver os alunos nas propostas e representar uma oportunidade de acesso ao mundo da literatura. No decorrer da aplicação das atividades da sequência básica, percebemos que os alunos se envolveram na apreciação estética e crítica do texto literário, podendo afirma, de acordo com os comentários e reações dos alunos, que essa pesquisa trouxe uma contribuição significativa na formação leitora e a consequentemente ampliação do letramento literário. Dessa forma, acreditamos que encontramos um caminho, entre vários, para transformar um cenário de desinteresse pela literatura em um contexto de valorização do texto literário, despertando a subjetividade do aluno e enriquecendo a sua perspectiva de vida.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-10T13:06:51Z-
dc.contributor.refereeOliveira, Ilca Vieira de-
dc.contributor.refereeFróes, Marli Silva-
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