Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Maria Alice-
dc.contributor.authorSouza, Pablo Olinto de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-11-09T13:13:18Z-
dc.date.issued2016-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/525-
dc.description.abstractThe study undertaken, based on the intervention proposal Journal online: a methodological strategy for language development, the result of a research of the Professional Master in Literature of Unimontes, seeks to investigate the main difficulties of orality, reading and writing presented by the students of the 9th Year of a municipal school. To achieve this purpose, a pedagogical intervention was elaborated through the creation of an online newspaper, in order to create possibilities for the improvement of language skills. In view of the Brazilian, regional and local educational reality, outlined in data published by IDEP and PAEBES, this research is justified because it may contribute to improving the quality of oral teaching, reading and writing of students. Methodologically, it was based on documentary research and an action research, developed in two stages: investigative-diagnostic and investigative-intervention. It has been hypothesized that the development of an online journal can be an effective and important tool for working with language in the classroom. As a theoretical basis, this work was based on Bakhtin's conception of genera (2003), Solé's reading strategies (1998), Koch and Travaglia's concept of textual coherence (2011), Koch's concept of textual cohesion ), In the textual revisions of Val (2006), in the guidelines of the paper with Bonini's journal (2011) and in the National Curriculum Parameters of Portuguese Language (1998). In this context, the online journal project presented itself as one of the methodological proposals that created possibilities for students to develop and improve reading and writing skills, as it provided these students with more access to information A perspective that considers, for example, hypertext as a tool to study the language in a vision of concrete use and not of artificial uses, which deal with examples that have little relation to the everyday of the speaker / listener. The results show that when working the language in a real perspective of use, as in the construction of an online newspaper, it makes the teaching of the mother tongue make sense for the students, allowing the improvement of reading competence and oral and Writing of varied genres.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJornal escolar on-line - Estudopt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.titleJornal on-line: uma estratégia metodológica para desenvolvimento da linguagempt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoO estudo empreendido, embasado na proposta de intervenção Jornal on-line: uma estratégia metodológica para desenvolvimento da linguagem, fruto de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras da Unimontes, busca investigar as principais dificuldades de oralidade, leitura e escrita apresentadas pelos alunos do 9º ano de uma escola municipal. Para atingir esse propósito, elaborou-se uma intervenção pedagógica por meio da criação de um jornal on- line, visando criar possibilidades para o aprimoramento de habilidades linguísticas. Diante da realidade educacional brasileira, regional e local, esboçada em dados publicados pelo IDEP e PAEBES, esta pesquisa justifica-se, porque poderá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da oralidade, leitura e escrita dos alunos. Metodologicamente, partiu-se de uma pesquisa documental e de uma pesquisa-ação, desenvolvidas em duas etapas: investigativo- diagnóstica e investigativo-interventiva. Acolheu-se a hipótese de que o desenvolvimento de um jornal on-line poderá ser um instrumento eficaz e importante para o trabalho com a linguagem em sala de aula. Como fundamentação teórica, este trabalho foi alicerçado na concepção de gêneros de Bakhtin (2003), nas estratégias de leitura de Solé (1998), na concepção de coerência textual de Koch e Travaglia (2011), no conceito de coesão textual de Koch (2010), nas releituras de textualidade de Val (2006), nas orientações do trabalho com jornal de Bonini (2011) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998). Nesse contexto, o projeto Jornal on-line apresentou-se como uma das propostas metodológicas que criaram possibilidades para que os alunos pudessem desenvolver e aprimorar habilidades de leitura e de produção oral e escrita, uma vez que proporcionou a esses alunos mais acesso a informações sob uma perspectiva que considera, por exemplo, o hipertexto como ferramenta de estudo da língua em uma visão de uso concreto e não de usos artificiais, os quais lidam com exemplos que muito pouco se relacionam ao cotidiano do falante/ouvinte-aluno. Os resultados mostram que ao se trabalhar a língua em uma perspectiva real de uso, como na construção de um jornal on-line, faz com o ensino de língua materna tenha sentido para os alunos, permitindo o aprimoramento da competência leitora e da produção oral e escrita de gêneros variados.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-10T13:13:18Z-
dc.contributor.refereePeixoto, Ana Cristina Santos-
dc.contributor.refereeBarbosa, Liliane Pereira-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PABLO OLINTO DE OLIVEIRA SOUZA.pdf9,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.