Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Maria do Socorro Vieira-
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Martins da-
dc.date.accessioned2021-11-09T13:22:12Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/526-
dc.description.abstractSchools must work with the standard language so that students appropriate priviledged writing and speech abilities as a means for social ascention without deprecating the language variety they use; so “errors” should not be considered as defficiencies or incapacity for learning but analysed as attempts to accuracy when they elaborate hypotheses to establish relations between speech and writing, and the influence of student´s speech on his writing is detected. Such a thought oriented the elaboration of a taxonomy based upon Cagliari´s theory about “errors” recurrent in the students´ writing productions which aimed at understanding students better, in case such “errors” be committed due to the idea that they ignore the basic writing conventions of the Portuguese language. Therefore the main objective of this work is to contribute the writing teaching and learning, specifically of the ortografic norms to Primary Course students, using specific strategies and subsidies whose specific objectives are: a) present an accurate diagnosis of the most recurrent errors in the writing production of students´ participating in this research; b) study and develop theoretical argumentation which enable the understanding of the research data; c) investigate the research-action methodology and scaffolding; d) elaborate a didactic-pedagogic proposal of intervention; e) analyse and present reflections emerging from the results achieved. To accomplish such goals the sudy followed the procedures of the research-action and was supported by the sacaffolding strategy, stimulating students to think dialogically and interactively about their writing “errors” through a pedagogic proposal developed with the help of three activities: I – ‘Reflexive Moment’; II – ‘Simple, clear and fast messages’; and III – ‘Gentleness costs little and it is worth gold’. Data analysis revealed a significant reduction, in students´ “errors” in that the two phases of diagnosis and intervention are compared, which indicated that the pedagogic proposal with the use of scaffolding strategies allowed for interaction between students and the teacher during the construction of knowledge and the appropriation of the ortografic rules by the students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAndaimagempt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.titleDesvios ortográficos na escrita de alunos do Ensino Fundamental: ensino e reflexõespt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoA escola precisa trabalhar com a variedade padrão para que o aluno aproprie-se da escrita e da fala cultas como forma de promoção social, sem desvalorizar a variedade que ele usa, de forma que os “erros” deixem de ser tratados como uma deficiência da capacidade de aprendizagem e sejam analisados como “tentativa de acerto”, na elaboração de hipóteses das relações entre fala e escrita e seja verificada a influência da fala do aluno em seu registro escrito. Essa concepção orientou a elaboração de uma taxonomia com base na teoria dos “erros” de Cagliari, sobre erros detectados nas produções escritas dos alunos, para melhor compreendê-los, na hipótese de que esses desvios sejam cometidos devido ao fato de eles desconhecerem as convenções ortográficas básicas da Língua Portuguesa. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi oferecer contribuições para o ensino e a aprendizagem da escrita, especificamente, o das normas ortográficas para alunos do Ensino Fundamental, usando subsídios e estratégias específicos, almejando: a) apresentar um diagnóstico mais preciso dos “erros” recorrentes nas produções escritas dos alunos participantes da pesquisa; b) estudar e descrever fundamentos teóricos que nos propiciassem esclarecer e compreender os dados da pesquisa; c) investigar sobre a metodologia da pesquisa-ação e da andaimagem; d) elaborar uma proposta de intervenção didático-pedagógica; e) analisar e apresentar reflexões a partir dos resultados alcançados. Para atingir tais objetivos, o estudo pautou-se pelos procedimentos da pesquisa-ação, tendo como suporte a estratégia da andaimagem, estimulando os alunos a pensarem de forma dialógica e interativa sobre seus desvios de escrita, por meio de uma proposta pedagógica desenvolvida através de 3 atividades: I – ‘Momento reflexivo’; II – ‘Mensagens simples, claras e rápidas’; e III – ‘A gentileza custa pouco e vale ouro’. A análise dos dados revelou redução significativa dos “erros” cometidos pelos alunos, se comparadas as fases diagnóstica e interventiva, o que indicou que uma proposta pedagógica com estratégias de andaimes pode possibilitar a interação entre alunos e professora, durante a construção do conhecimento e apropriação das normas ortográficas.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-10T13:22:12Z-
dc.contributor.refereeCardoso, Caroline Rodrigues-
dc.contributor.refereeMota, Maria Alice-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA.pdf7,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.