Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorTeles, Roz Mery Alves Nogueira-
dc.date.accessioned2021-11-09T13:43:33Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/528-
dc.description.abstractResult of investigation entitled ―Chronicle Genre: a purpose of teaching Reading and writing through Didactic Sequence‖, presented to the Program of Professional Master Degree in Languages field at Universidade Estadual de Montes Claros, situated in the area of concentration: Languages and literacies, in the research line: reading and text production: social diversity and teaching practices, in the stresses: Teaching and learning of reading and text production. The study was due to empirical observation of the need to do activities that help the development of abilities in reading and writing aiming the improvement in the proficiency indexes of Elementary School students. The question that guided the work was whether the development of reading and writing activities and chronicles writing, following a didactic sequence, contribute to the reading and writing proficiency in a group of students. Having in mind this issue, the main goal was to describe the reading and writing of chronicles grounded in the socio interactionism, through the Didactic sequence, being efficient to the improvement of these proficiencies. As specific goals were defined: deepen the knowledge about the sociodiscursive interactionism about genres and kinds of texts, specifically about chronicles and show what didactic sequence is besides its usefulness as methodological resource to reading and writing of chronicles; put in evidence the low proficiency in reading and writing in another group of students of Elementary school and plan in addition to developing a project of reading and production of chronicles theoretically grounded through Didactic Sequence. The methodology can be classified as qualitative, documental and the active research, that previews the social study including participation and intervention of the researcher.As theoretical foundation the theme exploitation was used: discourse genres; chronicles, its evolution, its types and discursive characteristics and Didactic sequence. The individuals of the research are students from the last stage of elementary school, enrolled at José Gorutuba School and the data description will be qualitative. It is important to highlight that it was possible to establish the efficiency of the work with chronicle genre,theoretically grounded in the interactionism perspective, besides Didactic sequence as efficient to the development of reading and writing abilities of elementary School students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura e produção textualpt_BR
dc.subjectGênero Textual - Crônicapt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleGênero Crônica: uma proposta de ensino e aprendizagem de leitura e escrita por meio de sequência didáticapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoResultado da investigação intitulada ―Gênero crônica: uma proposta de ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática‖, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros, situada na área de concentração: Linguagens e letramentos, na linha de pesquisa: Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes, na sublinha: Ensino e aprendizagem da leitura e da produção textual. O estudo deveu-se à constatação empírica da necessidade de realizar atividades que favoreçam o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos com vistas à melhoria nos índices de proficiência de alunos do ensino fundamental. A problematização que norteou o trabalho foi em que medida o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita de crônicas, por meio de sequência didática, contribui para a proficiência de leitura e de escrita de uma amostra de alunos. Partindo dessa problemática, o objetivo geral foi descrever a leitura e a escrita de crônicas, fundamentadas no sociointeracionismo, por meio de Sequência Didática, como eficientes para a melhoria dessas proficiências. Como objetivos específicos foram definidos: aprofundar os conhecimentos sobre o interacionismo sociodiscursivo, sobre gêneros e tipos textuais, especificamente sobre crônicas e explicitar o que é sequência didática e sua utilidade como recurso metodológico para leitura e escrita de crônicas; evidenciar a baixa proficiência em leitura e escrita de uma amostra de alunos do ensino fundamental e planejar e desenvolver projeto de leitura e produção de crônicas teoricamente fundamentado e por meio de sequência didática. A metodologia pode ser classificada como qualitativa, documental e a pesquisa-ação, que prevê o estudo in loco com a participação e intervenção da pesquisadora. Para a fundamentação teórica optou-se pela exploração das temáticas: gêneros do discurso; gênero textual crônica, sua evolução, seus tipos e características discursivas e sobre sequência didática. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 9º da Escola Estadual José Gorutuba e a descrição dos dados será qualitativa. Vale ressaltar que foi possível constatar a eficiência do trabalho com o gênero crônica, teoricamente fundamentado na perspectiva interacionista, e nos moldes da sequência didática como eficiente para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de alunos do ensino fundamental.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-10T13:43:33Z-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.refereeOliveira, Ramony Maria da Silva Reis-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROZ MERY ALVES NOGUEIRA TELES.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.