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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorCavalcante, Vanuze Maria Pacheco-
dc.date.accessioned2021-11-09T18:22:49Z-
dc.date.issued2015-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/532-
dc.description.abstractThis study reports the results of an educational intervention project accomplished for the Professional Master of Arts (Profletras), which aimed to teach reading metacognitive strategies for students of the 9th. grade of a public school in the North of Minas Gerais. The hypothesis that guided this study was to verify to what extent the systematic teaching of metacognitive reading strategies improve the relation of understanding and learning that students have with textbooks once large scale evaluations indicate that the investigated universe has low levels of reading competence. Thus, in order to develop reading skills aimed at understanding and learning, five intervention strategies were selected, namely: i) definition of reading objectives; ii) theme identification; iii) identification or construction of the main idea; iv) construction of inferences by activating previous knowledge (that can be performed before and during reading); v) elaboration of a summary. Eighteen hours were spent for the proposal. The results confirm the effectiveness of the metacognitive strategy to the extent that attitudes not observed before in the students could be clearly perceived as attention and selfmonitoring were increased - actions that led to the assessment and control of their own reading comprehension. However, it was latent that the effectiveness and long lasting results will only be achieved from the moment that the activation of metacognitive reading strategies are admitted as a routine and essential for the education, thus allowing learners to incorporate as usual practices making them adopt different postures from those they are used to having towards the text. This consideration places us before the need to understand the importance and the role of metacognitive strategies in order to provide them values and places capable to serve as guidelines for reading education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.titleContribuições do ensino de estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEste estudo relata os resultados de um projeto de intervenção educacional realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), cujo objetivo foi o de ensinar estratégias metacognitivas de leitura a alunos do 9º ano de uma escola pública do Norte de Minas Gerais. A hipótese que guiou este estudo foi a de verificar em que medida o ensino sistemático de estratégias metacognitivas de leitura melhoram a relação de compreensão e aprendizagem que os alunos mantêm com textos escolares, uma vez que as Avaliações em Larga Escala indicam que o universo investigado apresenta baixos índices de competência leitora. Assim, visando desenvolver habilidades de leitura que visam à compreensão e à aprendizagem, cinco estratégias foram selecionadas para a intervenção, a saber: i) definição de objetivos de leitura; ii) identificação do tema; iii) identificação ou construção da ideia principal; iv) construção de inferências pela ativação de conhecimentos prévios (que podem ser realizadas antes e durante a leitura); v) elaboração de resumo. Para a realização da proposta, foram utilizadas 18 h/a. Os resultados confirmam a efetividade do uso das estratégias metacognitivas na medida em que atitudes antes não observadas nos alunos, puderam ser claramente percebidas, como o aumento da atenção e do auto-monitoramento – ações que levaram à avaliação e regulação da própria compreensão leitora. Contudo, ficou latente que a durabilidade e efetividade dos resultados só serão alcançados a partir do momento em que a ativação de estratégias metacognitivas de leitura forem admitidas como cotidianas e necessárias ao fazer educacional, permitindo, assim, que os aprendizes as incorporem como práticas habituais que, aos poucos, os levarão a adotar posturas diferentes daquelas acostumadas a terem diante do texto. Tal consideração nos coloca diante da necessidade de compreender a importância e o papel das estratégias metacognitivas, de modo a reservar a elas valores e lugares capazes de torná-las direcionadoras do ensino de leitura.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-10T18:22:49Z-
dc.contributor.refereeQuintino, Juliana Mendes Campos-
dc.contributor.refereeMoraes, Carla Roselma de Athayde-
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