Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Liliane Pereira-
dc.contributor.authorMagalhães, Cláudia Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-11-09T19:32:30Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/534-
dc.description.abstractThis research had as object of study the orthographic ‗errors‘ resulting from morphosyntactic regularities in the writing of Elementary School II students of Coronel Francisco Ribeiro State School, in the city of Coração de Jesus, Minas Gerais. From the research question "Can orthographic writing be improved of a sample of the Elementary School 6th. grade students through a systematic and reflexive teaching of the morphosyntactic rules of the Portuguese language?", it was hypothesized that 1) such orthographic ‗errors‘ are justified by the students' lack of knowledge about the regularities and irregularities of the Portuguese language orthography and the unsystematic forms teachers have taught them, and 2) a systematic and reflective work with writing activities may contribute considerably to minimize or even improve orthography due to the lack of knowledge of these rules. In order to answer the research question and validate or refute the hypotheses, the objective was to evaluate the contributions of a systematic and reflexive teaching of the morphosyntactic regularities of the Portuguese orthography through teaching intervention. For this intervention, learning based on digital games and the gamification of contents were also considered. Therefore, theoretical and methodological knowledge about the teaching of Portuguese orthography and other additional knowledge were sought. This research was developed from the presuppositions of the action research with a planned intervention. The nature of this research was quantitative-qualitative and the ethnographic research was used to collect the student's reality data. The linguistic data were obtained through the application of a diagnostic and a post-intervention activity. The orthographic ‗errors‘ identified were categorized and subcategorized according to Morais‘ criteria (2000). We evaluated the frequency that these ‗errors‘ occurred in the students' textual productions, both in the diagnostic phase and in the postintervention phase. In general, the results obtained from the comparison of the two phases evidenced the reduction of the orthographic ‗errors‘ of morphosyntactic nature in the written texts of the students. Thus, it was concluded that this research contributed in an efficient and significant way in the teaching and learning processes of the Portuguese orthography, particularly with regard to morphosyntactic regularities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectortografiapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectRegularidade morfossintáticapt_BR
dc.subjectErros ortográficospt_BR
dc.titleO ensino sistemático e reflexivo da ortografia: regularidades morfossintáticaspt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objeto de estudo os ―erros‖ ortográficos decorrentes das regularidades morfossintáticas na escrita ortográfica dos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Coronel Francisco Ribeiro, no município de Coração de Jesus (MG). A partir da pergunta ―é possível proporcionar o aperfeiçoamento da escrita ortográfica de uma amostra de alunos do 6.° ano do ensino fundamental II, por meio de um ensino sistemático e reflexivo das regras morfossintáticas da ortografia da Língua Portuguesa?‖, hipotetizou-se que 1) tais ―erros‖ ortográficos são justificados pelo desconhecimento dos alunos quanto às regularidades e irregularidades da ortografia da Língua Portuguesa e pela forma assistemática como os professores as têm ensinado, e 2) um trabalho sistemático e reflexivo com atividades de escrita pode contribuir, consideravelmente, para minimizar ou até mesmo sanar os ―erros‖ ortográficos decorrentes do desconhecimento dessas regras. A fim de responder à pergunta de pesquisa e confirmar/refutar as hipóteses, objetivou-se avaliar as contribuições de um ensino sistemático e reflexivo das regularidades morfossintáticas da ortografia da Língua Portuguesa, mediante intervenção de ensino. Para essa intervenção, considerouse também a aprendizagem baseada em jogos digitais e a gamificação de conteúdos. Buscaram-se, para tanto, conhecimentos teóricos e metodológicos sobre o ensino da ortografia da Língua Portuguesa e demais conhecimentos adicionais. Quanto aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa desenvolvida a partir dos pressupostos da pesquisa-ação, em que se realizou uma intervenção planejada e se procedeu à sua avaliação. Em relação à sua natureza, esta foi uma pesquisa de cunho quanti-qualitativo. Como procedimento de coletas de dados da realidade do aluno, utilizou-se a pesquisa etnográfica. Os dados linguísticos foram obtidos através da aplicação de uma atividade diagnóstica e de uma atividade pós-intervenção. Quanto aos ―erros‖ ortográficos identificados, eles foram categorizados e subcategorizados, conforme postula Morais (2000). Avaliou-se a frequência com que esses ―erros‖ ocorreram nas produções textuais dos alunos, tanto na fase diagnóstica quanto na fase pós-intervenção. Os resultados obtidos, a partir da comparação dos resultados das duas fases, de um modo geral, evidenciaram a redução dos ―erros‖ ortográficos de natureza morfossintática nas produções de texto escrito dos alunos. Sendo assim, concluiu-se que esta pesquisa contribuiu de maneira eficiente e significativa com os processos de ensino e de aprendizagem da ortografia da Língua Portuguesa, particularmente no que se refere às regularidades morfossintáticas.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-10T19:32:31Z-
dc.contributor.refereeMota, Maria Alice-
dc.contributor.refereePeixoto, Ana Cristina Santos-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Gonçalves - o ensino sistemático, 2019.pdfO ensino sistemático e reflexivo da ortografia: regularidades morfossintáticas13,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.