Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNepomuceno, Arlete Ribeiro-
dc.contributor.authorFelício, Camila Polyane Souza-
dc.date.accessioned2021-11-10T11:00:09Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/535-
dc.description.abstractFacing technological transformations and changes on the communicative process, the language practices show a new vision, in which the verbal language becomes increasingly insufficient in the construction of meaning on nowadays texts. Therefore, comes up the necessity of articulating with new semiotic systems. With the insertion of multisemiotic texts in school and society, knowing student’s and teacher’s difficulties in articulating verbal-visual language, we proposed a diagnostic reading test (corpus 1) for 8 th grade I students from E.E.L.D.P. aiming to inquire difficulties in reading and interpreting comic strips, under the perspective of a multimodal analysis. In this way, we defined as general goal to examine the construction of meaningful effects in Mafalda’s comic strips and step in on the interpretation process of the current genre in order to make students aware of the role of mixed language in those texts, developing critical reading capacity. Our hypothesis is that the study of the textual genre, if mediated by the teacher, contributes so that the capacities triggered by the students are more settled than the ones he already had before the teacher’s mediation. Thus, we anchored our research on Halliday’s Sistemic Functional Grammar (2004[1985]), on Multimodality Discourse, by Gunther Kress and Theo Van Leeuwen (2006[1996]) and on The Grammar of Visual Design. The research is justified by students’ interest in reading comic strips and by the fact that teachers generally use the comic strip genre for grammatical activities and give greater appreciation to language semiosis. For all of those reasons, we elaborated and applied an intervention proposal (corpus 2), which shows the student’s notebook containing the activities that evaluate in a didactic way theory and practice. On the post intervention test (corpus 3), we analyzed the results reached after the proposal development. With these results, it was possible to verify how valuable the contribution of multimodal language in different communicative situations is once the proven progress of the students since the initial phase of the research points the relevance of that contribution.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectGênero Tirinhapt_BR
dc.subjectIroniapt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.titleUma análise da construção multissistêmica de tirinhas da Mafaldapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEm face das transformações tecnológicas e das alterações nos processos comunicativos, as práticas de linguagem apresentam uma nova visão, em que se percebe a linguagem verbal cada vez mais como insuficiente na construção de sentidos dos textos atuais. Com isso, urge a necessidade de ela se articular com novos sistemas semióticos. Com a inserção dos textos multissemióticos na escola e na sociedade, sabendo das dificuldades de alunos e professores em articular a linguagem verbo-visual, propomos um teste de leitura diagnóstico (corpus 1) para os alunos do 8º ano I da Escola Estadual Levi Durães Peres com o intuito de averiguar as dificuldades em ler e interpretar o gênero tirinhas, sob a ótica de uma análise multimodal. Nesse caminho, postulamos como objetivo geral verificar no gênero tirinhas da Mafalda a construção de efeitos de sentidos e intervir no processo de interpretação desse gênero, a fim de que os alunos se atentem ao papel da linguagem mista nesses textos, desenvolvendo a capacidade de leitura crítica. Nossa hipótese é a de que o gênero estudado, quando mediado pelo professor, contribui no sentido de que as capacidades acionadas pelo aluno estejam mais consolidadas do que as capacidades que ele já possuía sem a mediação para a leitura. Diante disso, ancoramos nossa pesquisa na Gramática Sistêmico-Funcional, doravante GSF, de Halliday (2004[1985]), na Teoria da Multimodalidade, segundo Kress e van Leeuwen (2006[1996]), e na Gramática do Design Visual, doravante GDV. Justifica-se essa pesquisa pelos alunos demonstrarem interesse pelo gênero tirinha, sem, contudo, realizarem uma leitura dos aspectos multissemióticos envolvidos, além de a tirinha, quando trabalhada pelos professores, na maioria das vezes, ser utilizada apenas para atividades gramaticais e, quando trabalham com a leitura, dão uma maior valoração às semioses linguísticas. Metodologicamente, elaboramos e aplicamos uma proposta de intervenção (corpus 2), com atividades que aliavam de modo didático teoria e prática, em um caderno do aluno. No teste pós-intervenção (corpus 3), analisamos os resultados obtidos após o desenvolvimento da proposta, constatando a valiosa contribuição da linguagem multimodal em diferentes situações comunicativas, já que o comprovado avanço dos alunos em relação à fase inicial da pesquisa evidencia a relevância dessa contribuição.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-11T11:00:09Z-
dc.contributor.refereeMeira, Ana Clara Gonçalves Alves de-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Felício-Análise da construção, 2019.pdfUma análise da construção multissistêmica de tirinhas da Mafalda5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.