Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/536
Título: | Influência da Língua de Sinais Brasileira no português escrito por alunos surdos |
Autor(es): | Pereira, Daniane |
Orientador(ra): | Coelho, Maria do Socorro Vieira |
Membro(s) Banca: | Mota, Maria Alice Nascimento, Sandra Patrícia de Faria |
Palavras-chave: | Língua de Sinais Brasileira;Língua Portuguesa;Contato de Línguas;Escrita;Gamificação |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 8-Mar-2019 |
Resumo: | Nesta pesquisa, considerou-se a possibilidade de interferências linguísticas da Língua de Sinais Brasileira na escrita da Língua Portuguesa dos sujeitos surdos. Assim, foram elaboradas as seguintes perguntas de pesquisa: a) os indivíduos surdos que têm a Língua de Sinais Brasileira (L1) deixam marcas da Língua de Sinais Brasileira na escrita da Língua Portuguesa (L2)?; b) o grau de conhecimento de L1 influencia os indivíduos surdos no uso de marcas da L1, na aquisição da Língua Portuguesa escrita? A partir dessas perguntas, foi hipotetizado que 1) os alunos surdos usam indevidamente as normas gramaticais (nível morfossintático) na construção de textos escritos na Língua Portuguesa, devido à interlíngua, caracterizada pela interferência da L1 na L2; 2) o professor de Língua Portuguesa desconhece as singularidades linguísticas do sujeito surdo, o que impede a descoberta e a criação de alternativas viáveis para elucidar e/ou solucionar as dificuldades dos alunos, oriundas da aquisição de uma L2. A fim de responder às perguntas de pesquisa e confirmar/refutar as hipóteses, objetivou-se descrever e analisar as marcas de Língua de Sinais Brasileira na escrita da Língua Portuguesa, em produções textuais escritas por indivíduos surdos para, a partir disso, elaborar uma proposta de ensino, através de gamificação, a fim de trabalhar essas marcas de Língua de Sinais Brasileira na escrita da Língua Portuguesa desses alunos. Para tanto, propôs-se a: a) descrever e analisar as marcas de L1 na escrita da Língua Portuguesa por alunos surdos; b) pesquisar teorias, considerando as dificuldades identificadas, com o objetivo de compreender o fenômeno em estudo; c) elaborar uma proposta de ensino que considere as dificuldades de escrita encontradas nos textos dos participantes desta investigação, identificadas após o diagnóstico; d) elaborar e aplicar uma proposta de ensino baseada em gamificação, para trabalhar as marcas de L1 na escrita da Língua Portuguesa por alunos surdos e; e) oferecer subsídio teóricopragmático aos docentes de L1 e de L2, que auxilie a prática de ensino de forma a valorizar a diversidade linguística e sociocultural e a oferecer ensinamentos sobre o preconceito linguístico existente em relação ao indivíduo surdo, favorecendo, assim, a aquisição da Língua Portuguesa escrita como L2 por esse sujeito. Adotou-se uma abordagem teórica interlinguística de análise, na perspectiva da teoria do Contato de Línguas, vertente da Sociolinguística. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e a pesquisa-ação, esta com a participação de quatro indivíduos surdos de escola pública do 6.º, 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental II. Para a análise da proposta, foram coletados textos escritos dos informantes, em dois momentos (fase diagnóstica e fase pós-proposta de ensino), para resultados e avaliação da pesquisa. Os resultados apontaram a interferência da Língua de Sinais Brasileira na escrita em Língua Portuguesa, principalmente em seus aspectos morfossintáticos. Com o intuito de trabalhar essas interferências e fornecer subsídios teórico-pragmáticos a professores que ensinam Língua Portuguesa a alunos surdos, uma proposta de ensino baseada em gamificação foi elaborada. Concluiu-se, na comparação dos resultados das duas fases propostas, que houve aprendizado significativo dos alunos surdos em relação ao fenômeno pesquisado. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/536 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniane Pereira - influência da língua de sinais, 2019.pdf | Influência da Língua de Sinais Brasileira no português escrito por alunos surdos | 15,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.