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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorSouza, Telma Eliane Medeiros de-
dc.date.accessioned2021-11-10T13:16:12Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/538-
dc.description.abstractThis dissertation makes part of the Professional Master's degree Program in Languages (ProfLetras) of Montes Claros State University in Minas Gerais, Brazil, and presents results of an action-research method, in the scope of critical reading, fulfilled in a 9th grade class with thirty six students of an Elementary School. This is an interventional research with a qualitative and descriptive approach. Questionnaires and diagnostic activities concerning reading habits were used for data collection. Thus, this investigation was conducted based on the hypothesis which the critical reading would enable students to have reading skills to make them critical, since assessments and tests' research applied indicated low grades of criticism on reading. In this scenario, it was necessary to develop an Educational Intervention Project (EIP) whose purpose was to enable students to acquire critical reading competence so that they could go beyond what is immediately given to them in texts, exercising reflection and the critical point of view. This project was structured in four didactic modules, namely: i. Prior knowledge mobilization; ii. Getting to know textual genres; iii. Working with multimodality and vi. Critical reading: reading, reflecting and transforming. The project was developed in 24 classes of 50 minutes each. This study was based on Textual Linguistics, especially Koch (2008; 2016) and Marcuschi (2008); on reading procedures by Lopes-Rossi (2010); on Fairclough's Critical Discourse Analysis (2001, 2016); on several studies about reading and its relationship with Silva's studies (1984, 2005, 2006, 2008); on the critical reading in Brazil of Freire (1994); and the contributions of Bakhtin (2016) and National Curricular Parameters (1997, 1998). The investigation results appeared that students who did not have a critical reading ability in the beginning, after the Intervention Project, could be able to do it expressively. Thus, it is possible to emphasize that critical reading, based on the study of journalistic and advertising texts in the classroom, has shown a possibility of making students readers more critical and apt to act where they live.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura Críticapt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectIntervenção Educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleEntre a reflexão e a ação: o desenvolvimento da habilidade leitora crítica em uma escola pública mineirapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação integra o Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Estadual de Montes Claros (MG) e apresenta resultados de uma pesquisa-ação, no âmbito da leitura crítica, implementada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental constituída por trinta e seis alunos. Trata-se de uma pesquisa interventiva de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Como mecanismo de coleta de dados iniciais, utilizamos questionário sobre hábito de leitura e atividades de verificação. Assim, direcionamos este estudo pela hipótese de que o trabalho com leitura crítica possibilitaria aos alunos a competência leitora necessária para torná-los cidadãos críticos, já que as Avaliações Sistêmicas e os testes aplicados aos sujeitos da pesquisa apontaram os baixos índices de habilidade leitora crítica apresentados por eles. Diante dessa realidade, fez-se necessária a elaboração de um Projeto Educacional de Intervenção (PEI) cuja finalidade foi possibilitar que os alunos adquirissem a competência leitora crítica para que pudessem ir além do que lhes é dado de imediato nos textos, exercitando a reflexão e o posicionamento crítico. Esse projeto foi estruturado em quatro módulos didáticos, a saber: i. Mobilizando conhecimentos prévios; ii. Conhecendo os gêneros textuais; iii. Trabalhando a multimodalidade e vi. Leitura crítica: lendo, refletindo e transformando. Para o desenvolvimento da proposta, foram necessárias 24 h/a (vinte e quatro horas/aula). Este estudo foi fundamentado na Linguística Textual, sobretudo a partir de Koch (2008; 2016) e Marcuschi (2008); nos procedimentos de leitura mencionados por Lopes-Rossi (2010); na Análise de Discurso Crítica de Fairclough (2001; 2016); em vários estudos sobre a leitura e sua relação com a escola de Silva (1984; 2005; 2006; 2008); na leitura crítica no Brasil de Freire (1994); e nas contribuições de Bakhtin (2016) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997;1998). Os resultados desta investigação apontaram que, durante o período da intervenção, os alunos que, inicialmente, não apresentavam habilidade leitora crítica, desenvolveram-na de forma expressiva. Assim, é possível destacar que o trabalho com leitura crítica, a partir do estudo de textos jornalísticos e publicitários, em sala de aula, mostrou-se uma possibilidade de tornar os alunos leitores mais críticos e, consequentemente, pessoas mais aptas a agir na sociedade onde vivem.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-11T13:16:12Z-
dc.contributor.refereeValente, Joseli Ferreira Lira-
dc.contributor.refereeVieira, Fábia Magali Santos-
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