Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Luiz Andrei Gonçalves-
dc.contributor.advisorGomes, Pedro Ivo Jorge-
dc.contributor.authorTrindade, Kátia Kelly Lacerda de Freitas-
dc.date.accessioned2023-08-15T00:50:00Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/553-
dc.description.abstractLogistics has contributed to socioeconomic development in the Brazilian scenario in the last years of the 20st century. It is a tool that is used from obtaining the raw material until the goods arrive at the final consumer, aiming at agility in the process and increasing the competitiveness of companies in the market. In this sense, this dissertation aims to analyze the socio-spatial dynamics of the productive structure of the automotive industry's markets and exports in the state of Minas Gerais from 2000 to 2017. Methodologically, the work is classified as bibliographic and descriptive, since the ideas proposals are based on a theoretical discussion of the concepts covered. In the descriptive perspective, it relied on secondary data from agencies such as the Association of Manufacturers of Vehicles and Auto Parts - ANFAVEA and the COMEX STAT system, which allowed a better analysis of the logistical structure of the auto export industries in the state of Minas Gerais. The variables chosen at national level and in the state of Minas Gerais were total vehicle production, annual export volume, in kilograms and value, the regions and ports with the highest export flow, the volume and quantity of vehicles and parts exported, the countries of origin of the goods, main ports and modes used for shipment. It was noticed that the automakers installed in the mining territory are important for the economy of Brazil and for the international market, selling their goods to several countries, with Argentina being its main trading partner. To this end, it has largely used waterways for the transportation of vehicles and the road for auto parts, with the most used customs areas according to the analysis of data from Comex Stat, the ports of Rio de Janeiro and Santos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectIndustria automobilísticapt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.titleA Logística de exportação das indústrias automotivas em Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaGeografiapt_BR
dc.description.resumoA logística tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico no cenário brasileiro nos últimos anos do século XX. É uma ferramenta que é usada desde a obtenção da matéria-prima até a chegada da mercadoria ao consumidor final visando a agilidade no processo e aumento da competitividade das empresas no mercado. Neste sentido, esta dissertação tem por objetivo analisar a dinâmica socioespacial da estrutura produtiva dos mercados e das exportações da indústria automobilística no estado de Minas Gerais no período de 2000 a 2017. Metodologicamente, o trabalho é classificado como bibliográfico e descritivo, visto que as ideias propostas se apoiam em uma discussão teórica dos conceitos abordados. Na perspectiva descritiva, contou com dados secundários de órgãos como a da Associação dos Fabricantes de Veículos e Autopeças – ANFAVEA e do sistema COMEX STAT, que permitiu uma melhor análise da estrutura logística das indústrias automobilísticas exportadoras no estado de Minas Gerais. As variáveis escolhidas em níveis nacional e no estado de Minas Gerais foram produção total de veículos, volume de exportações anual, em quilograma e valor, as regiões e os portos com maior fluxo de exportações, o volume e quantidade de veículos e peças exportadas, os países de origem das mercadorias, principais portos e modais utilizados para o embarque. Percebeu-se que as montadoras automobilísticas instaladas no território mineiro são importantes para a economia do Brasil e para o mercado internacional, comercializando suas mercadorias para diversos países, sendo a Argentina seu principal parceiro comercial. Para tanto, tem utilizado em grande medida dos modais aquaviários para escoamento dos veículos e do rodoviário para autopeças, sendo os recintos alfandegários mais utilizados conforme análise dos dados da Comex Stat, os portos do Rio de Janeiro e de Santos.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-08-16T00:50:00Z-
dc.contributor.refereePereira, Anete Marília-
dc.contributor.refereeFerreira, William Rodrigues-
Aparece nas coleções:Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.