Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/584
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Anete Marília | - |
dc.contributor.author | Souza Junior, Benvindo Zuba de. | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T15:19:25Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/584 | - |
dc.description.abstract | This article discusses the functionality of the medium-sized cities from its power hub, its spatial expansion and the implications on urban mobility, taking as scope the spatial processes that take place due to their flows. Cities take relief in the contemporary urbanization process and its features relate increasingly to the demographic and economic flows in respect of non-metropolitan areas. In this context the paper presents a brief discussion of the production of urban space, the notion of medium-sized cities and urban expansion, where it enters the changes elapsed in the urban average city of Montes Claros from the 1970s through the decade 1980, the inclusion of the city in Midsize Cities program, to the current period, considering the published studies, the context of urbanization and the applied legislation. The post discusses the spatial configuration of the road system considering the studies conducted on the relationship between the road layout, urban morphology and mobility, analyzing the functional character of the system and identifying the tradition of urban design, it is disregarded a series of urban variables and planning modes. Therefore discussed and mobility rates in the city, from the analysis of travel time at an intersection with the income data, according to the IBGE weighting areas. Finally you have the presentation of the Master Plan guidelines and ongoing operations or that are necessary from the reading of this space, how it can contribute to the improvement of the road system, traffic infrastructure and transport system collective, to obtain an efficient and sustainable urban mobility system | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade Urbana - Montes Claros (MG) | pt_BR |
dc.subject | Expansão Espacial - cidades Médias | pt_BR |
dc.subject | Sistema viário | pt_BR |
dc.title | A expansão espacial e a mobilidade urbana em cidades médias: o caso de Montes Claros/MG | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Geografia | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute a funcionalidade das cidades médias a partir de seu poder concentrador, a sua expansão espacial e as implicações sobre a mobilidade urbana, tomando como escopo os processos espaciais que se desenrolam em decorrência de seus fluxos. As cidades tomam relevo no processo de urbanização contemporâneo e suas funcionalidades se relacionam cada vez mais aos fluxos demográficos e econômicos no que concerne aos espaços não metropolitanos. Nesse contexto a dissertação apresenta uma breve discussão sobre a produção do espaço urbano, a noção de cidades médias e a expansão urbana, onde se adentra nas alterações transcorridas na malha urbana da cidade média de Montes Claros a partir da década de 1970, passando pela década de 1980, da inserção da cidade no Programa de Cidades de Porte Médio, até o período atual, considerando os estudos publicados, a conjuntura da urbanização e as legislações aplicadas. A posteriori é discutida a configuração espacial do sistema viário considerando os estudos desenvolvidos sobre a relação entre o traçado viário, a morfologia urbana e a mobilidade, analisando o caráter funcional das vias e identificando a tradição do projeto urbano, em que é desconsiderada uma série de variáveis urbanas e dos modos de planejamento. Por conseguinte e discutido os índices de mobilidade na cidade, a partir da análise do tempo de deslocamento em uma intersecção com os dados de renda, de acordo com as áreas de ponderação do IBGE. Por fim se tem a apresentação das diretrizes do Plano Diretor e das intervenções em curso ou que se fazem necessárias a partir da leitura do espaço presente, de forma que se possa contribuir na melhoria do sistema viário, da infraestrutura de circulação e do sistema de transporte coletivo, para a obtenção de um sistema de mobilidade urbana eficiente e sustentável. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2023-09-01T15:19:25Z | - |
dc.contributor.referee | França, Iara Soares de | - |
dc.contributor.referee | Ferreira, William Rodrigues | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Souza Junior, Benvindo Zuba de._2016.pdf | 7,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.