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dc.contributor.advisorMartins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima-
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria Tereza Carvalho-
dc.contributor.authorSouza, Aline Fernandes de-
dc.date.accessioned2023-09-22T14:55:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/607-
dc.description.abstractHealth literacy (HL) comprises the cognitive and social skills that determine the motivation and ability of individuals to access, understand and apply information in order to promote and maintain good health. LS influences the autonomy and decision-making of people assisted regarding medication adherence (MA), directly interfering with the result of therapy, with important repercussions, especially in the case of chronic diseases such as diabetes. Diabetes is a leading cause of premature and preventable death, which burdens the health system and whose progressive nature requires complex medication regimens. Given the relevance of the topic and its implications for public health in Brazil and worldwide, as well as the scarcity of reliable and valid measurement instruments, this study sought to develop a measurement in- strument capable of evaluating the LS regarding the MA among people with diabetes, consid- ering the dimensions access, understanding, evaluation and application, according to the theo- retical model proposed by Sørensen. A methodological study was conducted among people diagnosed with diabetes, registered in their medical records, who were attended by the public health service of a medium-sized city in the southeast region of Brazil. An instrument with 10 items and two questionnaires to evaluate and characterize the access and the MA were struc- tured, which went through the evaluation of the content validity and verification of reproduci- bility/reliability (Kappa). Then, the first and second order four-dimensional models were ad- justed due to the existence of a higher-order latent factor and the construct validity was ana- lyzed through the factorial validity, convergent validity and discriminant validity. The validity of concurrent criterion and composite reliability were also investigated. The instrument enti- tled “Health Literacy regarding Medication Adherence among People with Diabetes (HLMA)” presented good reproducibility, content validity, factorial validity, convergent va- lidity and discriminant validity satisfactory; internal consistency and reliability also showed satisfactory results. The HLMA showed satisfactory validity, reliability and internal con- sistency and can be used to assess health literacy regarding medication adherence among peo- ple with diabetes in clinical practice, in research and or in health care services to support dia- betes control.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiabetes - Adesão ao tratamento medicamentosopt_BR
dc.subjectLetramento em saúdept_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectAnálise fatorialpt_BR
dc.titleLetramento em saúde e adesão ao tratamento medicamentoso entre pessoas com diabetes : desenvolvimento e análise de um instrumento de avaliaçãopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias da Saudept_BR
dc.subject.subareaMedicinapt_BR
dc.description.resumoO Letramento em Saúde (LS) compreende as habilidades cognitivas e sociais que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos em obter acesso, compreender e aplicar a informação de forma a promover e manter uma boa saúde. O LS influencia a autonomia e a tomada de decisão das pessoas assistidas quanto a adesão ao tratamento medicamentoso (ATM), interferindo diretamente no resultado da terapia, com repercussões importantes principalmente no caso de doenças crônicas como o diabetes. O diabetes é uma das principais causas de mortes prematuras e evitáveis, a qual sobrecarrega o sistema de saúde, e cuja natureza progressiva requer regimes de medicação complexos. Dada a relevância do tema e suas implicações para a saúde pública no Brasil e no mundo, bem como a escassez de instrumentos de medida confiáveis e válidos, este estudo buscou desenvolver um instrumento de medida capaz de avaliar o LS quanto à ATM entre pessoas com diabetes, considerando as dimensões acesso, compreensão, avaliação e aplicação das informações de saúde, conforme modelo teórico proposto por Sørensen. Conduziu-se estudo metodológico entre pessoas com diagnóstico de diabetes, registrado em prontuários, atendidas pelo serviço público de saúde de um município de médio porte populacional da região sudeste do Brasil. Foi estruturado um instrumento com 10 itens, denominado “Letramento em Saúde quanto a Adesão Medicamentosa entre Pessoas com Diabetes (LAMD)” e dois questionários para avaliar e caracterizar a dimensão acesso e a ATM, que passaram pela avaliação da validade de conteúdo e verificação da reprodutibilidade/confiabilidade (Kappa). Em seguida, para o LAMD, ajustou-se modelo quadridimensional de primeira e segunda ordem devido a existência de fator latente de ordem superior e analisou-se a validade de construto por meio da validade fatorial, validade convergente e validade discriminante. Investigou-se ainda a validade de critério concorrente e confiabilidade composta. O instrumento LAMD apresentou boa reprodutibilidade; validade de conteúdo, fatorial, convergente e discriminante satisfatórias; a consistência interna e confiabilidade também apresentaram resultados satisfatórios. Além disso, apresentou validade, confiabilidade e consistência interna satisfatórias, podendo ser utilizado para avaliar o letramento em saúde quanto à adesão terapêutica medicamentosa entre pessoas com diabetes na prática clínica, em pesquisas e ou nos serviços de assistência à saúde para subsidiar o controle do diabetes. Tal avaliação do LS com relação à ATM representa uma possibilidade de maximizar planejamentos de políticas de promoção de saúde para um autocuidado efetivo em saúde, o qual é capaz de melhorar os padrões de morbimortalidade e qualidade de vida do paciente com diabetes.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-09-23T14:55:30Z-
dc.contributor.refereeSantos, Aline Soares Figueiredo-
dc.contributor.refereeSilva, Carla Silvana Oliveira e-
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