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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBortolo, Carlos Alexandre de-
dc.contributor.authorMelo, Daniela Pereira de-
dc.date.accessioned2023-10-09T19:01:26Z-
dc.date.issued2018-07-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/660-
dc.description.abstractThe Free trade shows, especially in the field-city relationship, should be considered as important places where socio-economic and cultural relations are produced periodically. Among the various peculiarities that make the fair a unique trade space, it is observed that in it a diversity in the style of lives of the subjects that make the fair (regulars and sellers). In this context we have the fair free of the neighborhood Major Prates, located in the southern region of the city of Montes Claros-MG. The general objective of this study is to understand the mediation that the Free Fair of the neighborhood Major Prates establishes between the countryside and the city, as well as characterize the free fair of Major Prates , Identify who are the attendees of the free fair of the Major Prates Neighborhood, understand the significance of the Fair for shopkeepers and merchants and analyze how the free fair of Major Prates influences and reorients the dynamics of this public space, so was used the visit in locus, with data collection through semi structured questionnaires and by non-participant observation revealed. The survey had two questionnaire models, one for the regulars and the other for the marketers, which were applied in the months of April and June 2018, totaling 155 people, of whom 60 were chosen because they were in the tents of even numbers, and 105 consumers randomly selected. The data collection also had an interview with the President of the Association of the Feirantes of Major Prates, Mr. Loranildo Araújo, known as Nego. Another field data comes from the observations and photographic record. The results show that the fair contributes to the valorisation of local production and culture and that the relations of the subjects involved do not boil down to the issue of commerce, once one observes personal and affective relations. Thus, it is perceived that the Major Prates fair contributes significantly to local and regional development, since this has become an alternative for the small rural producer to be able to expose and commercialize its production, besides making it possible for the urban population from the municipality and region the offer of a variety of quality products which comes to collaborate with food, making the fair a space of mediation between the countryside and the citpt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEspaço urbano - Montes Claros (MG)pt_BR
dc.subjectFeiras livres – Bairro Major Prates (Montes Claros, MG)pt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.titleA ressignificação do espaço urbano na feira livre no bairro Major Prates em Montes Claros - MGpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaGeografiapt_BR
dc.description.resumoAs feiras livres, sobretudo na relação campo-cidade, devem ser pensadas como importantes lugares onde são produzidos, periodicamente, relações sócio econômica e culturais. Dentre as diversas peculiaridades, que fazem a feira um espaço singular de comercio, observa-se que nela uma diversidade no que tange o estilo de vidas dos sujeitos que fazem a feira (entrevistados e vendedores).Dentro deste contexto temos a feira livre do bairro Major Prates, localizada na região sul da cidade de Montes Claros – MG.O objetivo Geral deste estudo consiste em compreender a mediação que a Feira Livre do bairro Major Prates estabelece entre o campo e a cidade, assim como caracterizar a feira livre do Major Prates, Identificar quem são os entrevistados da feira livre do Bairro Major Prates, entender o significado da Feira para os entrevistados e comerciantes e analisar como a feira livre do Major Prates influencia e reorienta a dinâmica deste espaço público, para tanto utilizou-se a visita in loco , com coleta de dados através questionários semiestruturados e pela observação não-participante revelada. A pesquisa contou com dois modelos de questionário, sendo um voltado para os entrevistados e o outro para os feirantes, que foram aplicados nos meses de abril e junho de 2018, totalizando 155 pessoas, sendo 60 comerciantes, que foram escolhidos em função de estarem nas barracas de números pares, e 105 consumidores selecionados de forma aleatória. A coleta de Dados teve como fonte, também, entrevista realizada no mês de abril com o Presidente Associação dos Feirantes do Major Prates, Sr. Loranildo Araújo, conhecido como Nego. Outros dados de campo são provenientes das observações e registro fotográfico. Os resultados apontam que a feira contribui para valorização da produção e cultura local e que as relações dos sujeitos envolvidos não resume-se a questão do comercio, uma vez que observa-se relações pessoais e afetivas. Assim percebe-se que a feira do Major Prates contribui de forma significativa para o desenvolvimento local e regional, visto que essa tornou-se uma alternativa para que o pequeno produtor rural possa expor e comercializar a sua produção, além de possibilitar para a população urbana do município e região a oferta de uma variedade de produtos de qualidade o que vem a colaborar com a alimentação, tornando a feira um espaço de mediação entre o campo e a cidade.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-10-10T19:01:26Z-
dc.contributor.refereeFonseca, Ana Ivânia Alves-
dc.contributor.refereeSilva, Paulo Fernando Jurado da-
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