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dc.contributor.advisorSilveira, Marise Fagundes-
dc.contributor.authorSaeger, Vanessa Souza de Araújo-
dc.date.accessioned2023-10-10T12:04:16Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/662-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder is considered a disorder of neurodevelopment, whose cure is still unknown, but which is likely to receive multiprofessional interventions that promote permanent results, regardless of the level of damage presented. Many children still receive diagnosis late, and this delay can be explained, in part, by the lack of knowledge of education professionals about this disorder. Thus, this study aims to evaluate the effectiveness of an educational intervention for early childhood education professionals about their knowledge about the Autistic Spectrum Disorder. A total of 674 teachers and supervisors of early childhood education from the public network of the city of Montes Claros, Minas Gerais, Brazil, participated in the intervention. The educational intervention consisted of a training in five modules: (1) What is Autism Spectrum Disorder? (2) Presentation and discussion on the Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT); (3) How to identify a child with signs of Autistic Disorder in the school context; (4) Observing the school context and (5) How to conduct referrals of children with possible signs of Autism Spectrum Disorder? At the beginning of module 1 (pre-Educational Intervention) and at the end of module 5 (post Educational Intervention), a questionnaire was applied to evaluate the knowledge, composed of 29 assertives about the characteristics related to Autism Spectrum Disorder. Relative frequencies of hits, errors and "don't know" of the 29 assertives were calculated and the McNemar Chi-square test was used to compare these frequencies between pre and post Educational Intervention. Descriptive measures of the number of hits, errors and "don't know" were also calculated, and the pre and post IE quantitatives were compared using the Wilcoxon test. The results showed that the educational intervention performed was effective and contributed to the improvement or acquisition of knowledge by the participants. It was verified that there was an increase in the number of hits and a reduction in the number of questions answered as "I don't know". The findings suggest that Educational Intervention on Autism Spectrum Disorder should occur continuously among educational professionals, since this disorder is increasingly prevalent, there is a turnover of professionals each year and the greater the educators' knowledge about the Autism Spectrum Disorder, the greater the chances of early referrals for diagnosis and inclusive practices will be more effective.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.subjectIntervenção educacional precocept_BR
dc.subjectCapacitação de professorespt_BR
dc.titleEfetividade de uma intervenção educativa no conhecimento de profissionais da educação infantil sobre Transtorno do Espectro do Autismopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias da Saudept_BR
dc.subject.subareaSaude Coletivapt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro do Autismo é considerado uma desordem do neurodesenvolvimento, cuja cura ainda é desconhecida, mas que é passível de receber intervenções multiprofissionais que promovem resultados permanentes, independentes do nível de prejuízo apresentado. Muitas crianças ainda recebem diagnóstico tardiamente, e esse atraso pode, em parte, ser explicado pela falta de conhecimento dos profissionais da educação sobre esse transtorno. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar a efetividade de uma intervenção educativa no conhecimento de profissionais da educação infantil sobre Transtorno do Espectro Autista. Participaram da intervenção 674 professores regentes e supervisores da educação infantil da rede pública da cidade de Montes Claros, MG. A intervenção educativa consistiu de uma capacitação realizada em cinco módulos: (1) O que é Transtorno do Espectro do Autismo?; (2) Apresentação e discussão sobre o Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT); (3) Como identificar uma criança com sinais de Transtorno Autístico no contexto escolar; (4) Observando o contexto escolar e (5) Como realizar os encaminhamentos das crianças com possíveis sinais do Transtorno do Espectro do Autismo?. No início do módulo 1 (pré Intervenção Educativa) e no final do módulo 5 (pós Intervenção Educativa), foi aplicado um questionário para avaliação do conhecimento, composto por 29 assertivas sobre as características relacionadas ao Transtorno do Espectro do Autismo. Foram calculadas frequências relativas dos acertos, erros e “não sei” das 29 assertivas e utilizou-se o teste Qui-quadrado de McNemar para comparação dessas frequências entre o pré e pós Intervenção Educativa. Calcularam-se também medidas descritivas do número de acertos, erros e “não sei”, cujos quantitativos pré e pós IE foram comparados por meio do teste Wilcoxon. Foram produzidos um E-book - O TEA na escola: sinais mais frequentes de crianças com Transtorno do Espectro Autista, que teve como objetivo auxiliar os educadores da educação básica que convivem com crianças com sinais do TEA no contexto escolar; e um artigo - Efetividade de uma intervenção educativa no conhecimento de profissionais da educação infantil sobre Transtorno do Espectro do Autismo, que teve como objetivo avaliar a efetividade de uma intervenção educacional (IE) para profissionais da educação infantil sobre seu conhecimento acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os resultados demonstraram que a intervenção educativa realizada foi efetiva e contribuiu para a melhoria ou aquisição de conhecimento por parte dos participantes. Ao comparar o desempenho dos educadores, por assertivas, no teste de conhecimento, verificou-se incremento significativo do quantitativo de acertos após a IE para todas as comparações, exceto para as assertivas 1, 2, 18 e 28. As assertivas com maiores proporções de acertos no pré e pós-teste abordavam as seguintes temáticas: níveis do TEA, sensibilidade a alguns sons, frequentar escola regular e dificuldade na fala. Já as com menores índices de acerto referiam a: viver em seu próprio mundo, uso do dedo indicador para apontar ou para indicar interesse em algo, dificuldade de aprender e interesse por outras crianças. Quanto à comparação do conhecimento entre o pré e pós IE, observou-se diferença, estatisticamente significativa, com aumento na média do número de acertos e redução na média do número de “não sei” no pós IE. Os achados sugerem que Intervenção Educativa sobre Transtorno do Espectro do Autismo deve ocorrer de forma contínua entre os profissionais da educação, já que esse transtorno está cada vez mais prevalente, há rotatividade de profissionais a cada ano e, quanto maior for o conhecimento dos educadores a respeito do Trasntorno do Espectro Autista, maiores serão as chances de encaminhamentos precoces para diagnóstico e as práticas inclusivas serão mais eficazes.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-10-11T12:04:16Z-
dc.contributor.refereeMaia, Fernanda Alves-
dc.contributor.refereeAndrade, João Marcus Oliveira-
dc.contributor.refereeDiamantino, Silvana-
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