Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/731
Título: Avaliação metabólica e dos componentes do Sistema Renina-Angiotensina e Atividade Inflamatória em Camundongos submetidos à Restrição Alimentar
Autor(es): Pinheiro, Thales de Almeida
Orientador(ra): Santos, Sérgio Henrique Sousa
Membro(s) Banca: Angelis, Kátia de
Guimarães, André Luiz Sena
Palavras-chave: Metabolismo – Distúrbios da nutrição;Restrição alimentar;Citocinas;Sistema Renina-Angiotensina
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2015
Resumo: O aumento da prevalência da obesidade em todo o mundo apresenta grande impacto na saúde pública uma vez que o acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo é considerado fator de risco para doenças cardiovasculares e é uma das principais características da síndrome metabólica (SM). Estudos experimentais sugerem que o sistema renina-angiotensina (SRA) em tecido adiposo é influenciado pelo grau de obesidade e que a restrição alimentar em roedores impede ou retarda a ocorrência de várias doenças crônicas. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil metabólico, os componentes do sistema renina-angiotensina e atividade inflamatória no tecido adiposo epididimal de camundongos submetidos à restrição alimentar. Camundongos Swiss machos foram divididos em oito grupos e foram alimentados durante oito semanas com: G1: Dieta Padrão (ST) ad libitum; G2: ST-20% restrição alimentar; G3: ST-40% restrição alimentar; G4: ST-60% restrição alimentar; G5: Dieta rica em gordura (HFD) ad libitum; G6: HFD-20% restrição alimentar; G7: HFD-40% restrição alimentar; G8: HFD-60% restrição alimentar. Foram avaliados o consumo alimentar, peso corporal, parâmetros glicêmicos, perfil lipídico e albumina. O peso dos tecidos adiposos epididimal, retroperitoneal e mesentérico e a área de adipócitos do tecido adiposo epididimal foram analisados. A expressão de AGT, ECA, ECA-2, IL-6 e TNF-α do tecido adiposo epididimal foi avaliada por PCR em tempo real. Os principais resultados mostraram uma redução do peso corporal, melhora da glicemia e do perfil lipídico, redução da albumina, diminuição do peso dos tecidos adiposos epididimal, retroperitoneal e mesentérico e redução da área dos adipócitos no tecido adiposo epididimal de camundongos submetidos à restrição alimentar sobre dietas normolipídica e hiperlipídica. A diminuição da expressão de IL-6, TNF-α, AGT e ECA foi detectada nos grupos de tratamento de 20% e 40%, e um aumento da expressão nos grupos de restrição alimentar de 60%. Em conclusão, observou-se que restrição alimentar de 20% e 40% melhora o metabolismo, controla a expressão do SRA e de citocinas inflamatórias em camundongos, enquanto que uma severa restrição alimentar de 60% (desnutrição) produz um novo perfil pró-inflamatório com aumento das expressões de AGT e ECA.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/731
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pinheiro, Thales de Almeida_Avaliação metabólica e dos_2015.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.