Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite, Maísa Tavares de Souza-
dc.contributor.authorMachado, Maria das Mercês Borém Correa-
dc.date.accessioned2023-10-20T19:27:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/749-
dc.description.abstractThe medical education is living through the challenge of quick changes of the world, society and the accumulated knowledge in post-modernity era. This setting requires changes of new knowledge, social and political of society, which demands a new profile of skill for teach in the medical education. The reflexive connection between knowledge, skills and attitudes became the structural axis for mobilize the competence of being a medical teacher. The general propose of this study was built a theoretical model of Skills and Ability and Attitudes in the view of teacher development. This is a descriptive and exploratory study dealing with a qualitative approach, justified by Grounded Theory. The data was collected in two focus group, with an average duration of two hours, was realized from April to October of 2014 with teachers of Modules of Skills and Attitude in the State University of Montes Claros, Minas Gerais. The reveled category conceptual indicate for a context, causal condition, intervening condition, strategy and consequence of the phenomenon, which grounded the theorist model “The movement of competency in the process of learning education of the medical teacher”. The experience interact between the learning the learning and live the teaching in the present all the time, to learn how be a teacher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectDocentes de medicinapt_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectAtitudept_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.titleSignificados de competências em Habilidades e Atitudes na perspectiva da educação médica e do desenvolvimento docentept_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.subject.areaCiencias da Saudept_BR
dc.subject.subareaSaude Coletivapt_BR
dc.description.resumoA educação médica tem vivenciado os desafios das rápidas transformações do mundo, da sociedade e do conhecimento acumuladas na era da pós-modernidade. Esse cenário requer mudanças, novos saberes, no meio social e político da sociedade, e demanda um novo perfil de competências na docência médica. A articulação reflexiva entre conhecimento, habilidade e atitude torna-se eixo estruturante para a mobilização da competência de ser professormédico. Este estudo teve como objetivo geral construir um modelo teórico de Competências em Habilidades e Atitudes na perspectiva do desenvolvimento docente. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, ancorada na Teoria Fundamentada nos Dados. Os discursos foram coletados em dois grupos focais, com duração média de duas horas, realizados de abril a outubro de 2014 com docentes dos Módulos de Habilidade e Atitude da Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais. As categorias conceituais desveladas apontam para o contexto, condição causal, condição interveniente, estratégia e consequência do fenômeno, que fundamentaram o modelo teórico “O movimento das competências no processo ensino – aprendizagem médico-docente”. A experiência interage com o aprender e viver a docência no presente a todo o tempo; assim, aprende-se a ser professor.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-10-21T19:27:18Z-
dc.contributor.refereeRodrigues Neto, João Felício-
dc.contributor.refereeBatista, Nildo Alves-
dc.contributor.refereeCaldeira, Antônio Prates-
dc.contributor.refereeSantos, Francely Aparecida dos-
dc.contributor.refereeSampaio, Cristina Andrade-
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Machado, Maria das Mercês Borém Correa_Significados de competências em_2016.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.