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dc.contributor.advisorMartins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima-
dc.contributor.authorCardoso, Maria Clara Lélis Ramos-
dc.date.accessioned2023-10-23T14:08:32Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/758-
dc.description.abstractDiabetes has been plaguing more and more people around the world, posing a major challenge for health systems. To prevent acute and chronic complications of the disease, behavioral changes and adherence to drug treatment are essential. Non-adherence to the treatment of diabetes mellitus is a known problem in the national and international scenario, as it impairs the physiological response and consequent glycemic control. In this context, drug adherence has been the subject of research in an ascending way around the world. The interest in understanding medication adherence leads researchers to investigate the issue in several ways, including associating it with Health Literacy, since this is a growing concern for researchers and health professionals, due to the rapid accumulation of evidence associated with Literacy In Health with measures and outcomes associated with health. Literacy in Health refers to the personal, cognitive, and social skills that determine people's ability to access, understand, evaluate, and utilize health-related information necessary to promote and / or maintain good health, involves individual and systemic determinants, including Communication skills between the patient and the health professional, cultural aspects, complexity of the health system, as well as the demands of the situation or the context. Health assessments, among those of Health Literacy and drug adherence, require the use of instruments capable of producing robust results, from the scientific point of view. The capacity of the instruments is directly related to their quality, that is, to the reliability, validity, responsiveness and interpretability of the instrument. The purpose of this study was to construct and verify the validity of content and reliability (psychometric properties) of an instrument to evaluate the Health Literacy with regard to smoking. It is a methodological study conducted from January 2015 to August 2016. The stages of construction of the instrument were: establishment of the conceptual framework; Definition of the objectives and population involved; Construction of items or response scales; Selection and organization of items; Structuring; Validity of content and pilot. The instrument developed was called the Health Literacy Assessment Scale for Drug Adherence among Diabetics - (AASAM-D). Reliability was measured through test-retest and internal consistency in a sample of 62 participants enrolled in two Family Health Strategies. The reliability by test and retest showed substantial to near perfect indexes. Therefore, future studies with longitudinal designs may use AASAM-D to assess levels of Health Literacy regarding drug adherence in order to identify changes at these levels over time and after intervention measures.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetização em saúdept_BR
dc.subjectAdesão medicamentosapt_BR
dc.subjectProjeto pilotopt_BR
dc.subjectReprodutibilidade dos testes.pt_BR
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.titleValidade de Conteúdo e Confiabilidade da Escala de Avaliação da Alfabetização em Saúde quanto a Adesão Medicamentosa entre Diabéticospt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias da Saudept_BR
dc.subject.subareaSaude Coletivapt_BR
dc.description.resumoO Diabetes Mellitus tem acometido cada vez mais pessoas em todo mundo, representando um grande desafio para os sistemas de saúde. Para prevenir as complicações agudas e crônicas da doença, mudanças comportamentais e adesão ao tratamento medicamentoso são essenciais. A não adesão ao tratamento do diabetes mellitus é um problema conhecido no cenário nacional e internacional, pois prejudica a resposta fisiológica e o consequente controle glicêmico. Nesse contexto, a adesão medicamentosa tem sido alvo de pesquisas de forma ascendente em todo o mundo. O interesse na compreensão adesão medicamentosa leva os pesquisadores a investigar o tema de diversas formas, inclusive associando-o à Alfabetização em Saúde, já que essa é uma preocupação crescente para os pesquisadores e profissionais de saúde, em função do rápido acúmulo de evidências associando Alfabetização em Saúde com medidas e desfechos associados à saúde. A Alfabetização em Saúde diz respeito às habilidades pessoais, cognitivas, e sociais que determinam a capacidade das pessoas em acessar, compreender, avaliar e utilizar as informações relacionadas à saúde necessárias para promoção e ou manutenção da boa saúde, envolve determinantes individuais e sistêmicos, incluindo habilidades de comunicação entre o paciente e o profissional de saúde, aspectos culturais, complexidade do sistema de saúde, assim como as demandas da situação ou do contexto. As avaliações em saúde, dentre essas da Alfabetização em Saúde e da adesão medicamentosa requerem a utilização de instrumentos capazes de produzir resultados robustos, sob o ponto de vista científico. A capacidade dos instrumentos está diretamente relacionada à sua qualidade, ou seja, à confiabilidade, validade, responsividade e interpretabilidade do instrumento. O objetivo desse estudo foi construir e verificar a validade de conteúdo e confiabilidade (propriedades psicométricas) de um instrumento para avaliar a Alfabetização em Saúde no que diz respeito ao tabagismo. Trata-se de um estudo de caráter metodológico conduzido de janeiro de 2015 a agosto de 2016. As etapas de construção do instrumento foram: estabelecimento da estrutura conceitual; definição dos objetivos e da população envolvida; construção dos itens ou das escalas de resposta; seleção e organização dos itens; estruturação; validade de conteúdo e piloto. O instrumento desenvolvido foi denominado de Escala de Avaliação da Alfabetização em Saúde quanto à Adesão Medicamentosa entre Diabéticos – (AASAM-D). A confiabilidade foi aferida por meio do teste-reteste e consistência interna em uma amostra de 62 participantes cadastrados em duas Estratégias de Saúde da Família. A confiabilidade por teste e reteste apresentou índices de substancial a quase perfeita. Assim sendo, estudos futuros com desenhos longitudinais poderão utilizar a AASAM-D para avaliação dos níveis de Alfabetização em Saúde no que diz respeito à adesão medicamentosa a fim de identificar mudanças nesses níveis ao longo do tempo e após medidas de intervenção.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-10-24T14:08:32Z-
dc.contributor.refereeSantos Neto, Pedro Eleutério dos Santos-
dc.contributor.refereeSilva, Carla Silvana de Oliveira e-
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