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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJanuario, Gilberto-
dc.contributor.advisorSantos, Francely Aparecida dos-
dc.contributor.authorAntunes, Fabrício Mendes-
dc.date.accessioned2023-10-26T19:36:51Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/850-
dc.description.abstractIn this research, we propose to investigate the evaluation of curriculum materials by teachers who teach Mathematics in the Early Years of Rural Education. The dissertation is organized in multipaper format, consisting of an introductory chapter, two articles and a chapter with final considerations. We approach the importance and influence of the evaluative action of teachers who teach Mathematics in the Initial Years in Rural Education, from their collaborations, two of them from the state network and the other from the municipal education network in the state of Minas Gerais. Therefore, starting from a state of knowledge, we initially invested in knowing what Brazilian research has investigated about the teacher-curricular materials relationship in Mathematics Education, seeking to emphasize the assessment that these professionals make of materials. Subsequently, through a case study, we sought to understand how the concepts of affordance and agency imply the evaluation of curriculum materials made by teachers. The theoretical framework is based on studies on curriculum materials and on the concepts of affordance and agency. In the case study, we resorted to interviews with teachers who teach Mathematics in the Initial Years of Elementary School in Rural Education, with the purpose of producing data on the relationship of these professionals with the curriculum materials, in particular, to what extent their assessment of materials when developing the mathematics curriculum. The results shed light on the discontinuity of the PNLD-Campo, public educational policy for the evaluation and distribution of material, which can compromise the potential of a meaningful and contextualized education in the field of Rural Education. Such discontinuity leads to the need to mobilize knowledge about the principles of Rural Education, in addition to those related to Mathematics and its teaching, to perceive affordances in the materials when evaluating them. Consequently, the curriculum development agency moves between teachers, curriculum materials and the profile of rural students, which is the determinant for decision making when evaluating and selecting curriculum materials, or part of them, when planning and conducting classes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectRelação Professor-Materiais Curricularespt_BR
dc.subjectAvaliação de Materiais Curricularespt_BR
dc.subjectAffordancept_BR
dc.subjectAgênciapt_BR
dc.titleAvaliação de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática em escolas da Educação do Campopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, propomos como objetivo investigar a avaliação de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais da Educação do Campo. A dissertação é organizada em formato multipaper, sendo composta por um capítulo introdutório, dois artigos e um capítulo com considerações finais. Abordamos a importância e influência da ação avaliativa de professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais na Educação do Campo, a partir de suas colaborações, sendo duas delas da rede estadual e a outra da rede municipal de ensino no Estado de Minas Gerais. Para tanto, a partir de um estado do conhecimento, inicialmente investimos em conhecer o que a pesquisa brasileira tem investigado sobre a relação professor-materiais curriculares na área da Educação Matemática, procurando dar ênfase para a avaliação que esses profissionais fazem de materiais. Posteriormente, por meio de um estudo de caso, buscamos compreender como os conceitos de affordance e agência implicam a avaliação de materiais curriculares feita por professores. O referencial teórico ancora-se em estudos sobre materiais curriculares e nos conceitos de affordance e agência. No estudo de caso, recorremos a entrevistas com professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas da Educação do Campo, com o propósito de produzir dados sobre a relação dessas profissionais com os materiais curriculares, em especial, em que medida se dá a avaliação que fazem de materiais ao desenvolver o currículo de Matemática. Os resultados lançam luzes sobre a descontinuidade do PNLD-Campo, política pública educacional de avaliação e distribuição de material, o que pode comprometer a potencialidade de uma educação significativa e contextualizada na ceara da Educação do Campo. Tal descontinuidade leva à necessidade de mobilização de conhecimentos acerca dos princípios da Educação do Campo, além daqueles relativos a Matemática e seu ensino, para perceber affordances nos materiais ao avaliá-los. Consequentemente, a agência do desenvolvimento curricular desloca-se entre professoras, materiais curriculares e o perfil dos estudantes campesinos, sendo essa a determinante para as tomadas de decisão quando se avalia e seleciona materiais curriculares, ou parte deles, ao planejar e realizar aulas.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-10-27T19:36:51Z-
dc.contributor.refereeAlmeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e-
dc.contributor.refereeMota, Janine Freitas-
dc.contributor.refereeManrique, Ana Lúcia-
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