Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmorim, Mônica Maria Teixeira-
dc.contributor.authorOliveira, Jéssica Najara Aguiar de-
dc.date.accessioned2023-10-26T19:37:18Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/852-
dc.description.abstractThe present study deals with the transition from high school technical education to higher education with an approach to the itineraries of students from the Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) of the State University of Montes Claros (Unimontes). The aim of this research was to analyze the profile and motivations for entering higher education among students who had graduated from CEPT Unimontes. The research favored a qualitative approach and used as technical procedures the bibliographic study and application of electronic questionnaires to egresses of the graduating classes of 2020 and 2021 of the MedioTec and Pronatec technical nursing course of CEPT/Unimontes. The results reveal, among other issues, the following profile of the graduates: they are mostly black women, public school graduates, with an income of up to one minimum wage, and social program beneficiaries. They are graduates who are concerned with a quick insertion into the market and value the gratuity of the vocational course. The insertion in university education was not, at first, on the horizon for most of them, but is significant in the percentage of graduates who are still studying and who are heading for higher education, highlighting as motivation "the possibility of improvement in the chosen profession". It is believed that the data obtained can offer a contribution to the debate about the transition of graduates from technical education to higher education, and especially to CEPT-Unimontespt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnfermagem - Orientação profissionalpt_BR
dc.subjectTécnicos em enfermagempt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.titleTransição do Ensino Técnico para a formação superior: itinerários de estudantes da área de Enfermagempt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata da transição do ensino técnico de nível médio para a formação superior com abordagem de itinerários de estudantes do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Buscou-se, através desta investigação, analisar o perfil e as motivações de ingresso no ensino superior de estudantes egressos do ensino técnico em enfermagem de nível médio do CEPT Unimontes. A pesquisa privilegiou a abordagem quailitativa e utilizou como procedimentos técnicos o estudo bibliográfico e a aplicação de questionários eletrônicos para egressos das turmas de concluintes de 2020 e 2021 do curso técnico de enfermagem MedioTec e Pronatec do CEPT/Unimontes. Os resultados revelam, entre outras questões, o seguinte perfil dos egressos: são em sua maioria mulheres, negras, egressas de escola pública, com renda de até um salário mínimo e beneficiárias de programa social. São egressos que apresentam preocupação com uma rápida inserção no mercado e valorizam muito a gratuidade do curso técnico. A inserção no ensino superior não estava, de início, no horizonte da maioria, mas é significativo o percentual de egressos que segue estudando e que se dirige para a formação superior destacando como motivação “a possibilidade de melhorar na profissão escolhida”. Acreditamos que os dados obtidos podem oferecer uma contribuição ao debate sobre a transição de egressos do ensino técnico para o ensino superior e, de modo especial, ao CEPT-Unimontes.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-10-27T19:37:18Z-
dc.contributor.refereeHorácio, Heiberle Hisberg-
dc.contributor.refereeAlves, Carolina dos Reis-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Jessica Najara Aguiar de_Transição do ensino técnico para a formação superior_2022.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.