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dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorFonseca, Kelly Alencar Fróes-
dc.date.accessioned2023-10-26T19:37:42Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/854-
dc.description.abstractIn order to be integrated in Higher Education, students ought to perceive reading as an activity that attributes meanings and fosterslearning. In thissense, as any other student, blind academics must also feel included in Higher Education, and this inclusion is permeated, to a large extent, by their background as a reader individual. Thus, this research questions how the constitution of blind academics as reading individuals happens at the university, considering the projection of images of themselves, of the other and the reading strategies that are mobilized (or not) in this process. Therefore, the main objective of this research is to discuss how blind academics become readers in Higher Education. In order to achieve this goal, we started from the theoretical contribution of Inclusive Education, to reflect about blind people in the scope of the university, and from Textual Linguistics, to discuss reading from this perspective. It was also necessary to make inroads into French-oriented Discourse Analysis, claiming above all the category of ethos to outline the images of self built by the research participants. To reach the objectives, we started from narrative research as a method, adopting a qualitative approach. Data collection took place through semi-structured interviews carried out with four blind students identified in the Student Management System of the State University of Montes Claros - Unimontes, locus of this research. In the interviews, academics were encouraged to narrate their reading experiences at the university, offering their understanding of their reading history in this discursive domain. Results demonstrated that the blind students become readers in Higher Education progressively through fundamental support of the others (professors/instructors, colleagues and the institution), from massive use of technology as a reading strategy and from the use of other reading strategies that they start adopting, such as the recurrent use of the internet to support prior knowledge in reading.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Inclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeficientes visuais - Acadêmicospt_BR
dc.subjectEstratégias para lerpt_BR
dc.titleA constituição do leitor cego no Ensino Superior: entre produções de imagens e estratégias para lerpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoPara que o acadêmico seja inserido no Ensino Superior, faz-se necessário que ele perceba a leitura como uma atividade de atribuição de significados que funda a aprendizagem. Nesse sentido, como qualquer outro estudante, o acadêmico cego também precisa sentir-se incluído no Ensino Superior e essa inclusão é perpassada, em boa medida, pela sua formação como sujeito leitor. Assim, esta pesquisa questiona como se dá no Ensino Superior a constituição dos acadêmicos cegos como sujeitos da leitura, considerando a projeção das imagens de si, do outro e as estratégias para ler que mobilizam (ou não) nesse processo. Logo, o objetivo central desta pesquisa é discutir como os acadêmicos cegos se constituem leitores no Ensino Superior. Para tanto, partimos do aporte teórico da Educação Inclusiva, para pensar as pessoas cegas no âmbito da universidade, e da Linguística Textual, para discutir a leitura a partir dessa perspectiva. Foi preciso também fazer incursões pela Análise do Discurso de orientação francesa, reivindicando sobretudo a categoria de ethos para delinear as imagens de si construídas pelos participantes da pesquisa. Para o alcance dos objetivos, partimos da pesquisa narrativa enquanto método, adotando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturada realizadas com quatro estudantes cegos identificados no Sistema de Gestão Discente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, lócus desta pesquisa. Nas entrevistas, os acadêmicos foram estimulados a narrar experiências leitoras na universidade, oferecendo o seu entendimento sobre a sua história de leitura nesse domínio discursivo. Os resultados da pesquisa demostram que o acadêmico cego se constitui leitor no Ensino Superior progressivamente a partir do apoio fundamental do outro (professor, colega e instituição), do uso mais massivo da tecnologia como estratégias para ler e do uso de estratégias de leitura que passam a adotar, como a utilização recorrente da internet para alicerçar o conhecimento prévio na leitura.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-10-27T19:37:42Z-
dc.contributor.refereeFrança, Silvana Diamantino-
dc.contributor.refereeTeixeira, Gustavo Leal-
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