Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Francely Aparecida dos-
dc.contributor.authorSantos, Nathany Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-10-26T19:38:08Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/856-
dc.description.abstractThis research, which is part of the research field of Mathematics Education, has as its theme and seeks to answer the following question: “What are the systemic knowledge and practices that are inserted in the process of initial and continued formation of teachers who teach mathematical literacy?” Therefore, it aimed to analyze the knowledge and curricular and systemic practices in the process of initial and continued formation of teachers who teach mathematical literacy. Guided by the general objective and research problem, we built the specific objectives in order to (i) discuss the initial and continued training of teachers who teach literacy in Mathematics; (ii) present the systemic knowledge and practices contained in the perception of academics of the Pedagogy course; (iii) debate the curricular and systemic knowledge and practices contained in the Pedagogical Project of the Pedagogy Course for the year 2019; (iv) discuss the relationship of the systemic process as a teacher training tool; and (v) describe the systemic construction that teachers of first year classes carry out in the process of Mathematical Literacy. The methodological focus is based on phenomenology with a qualitative approach and the use of literature review and field research, through semi-structured interviews with six teachers of classes of the first year of schooling of Elementary School of three public schools in the municipality of Montes Claros /MG, as well as questionnaires applied to seventeen Unimontes academics from the 5th to 8th periods of the Pedagogy Course and the historical document analysis of the Political Pedagogical Project of the Pedagogy Course of the year 2019. As a result, we found that there are several types of knowledge and systemic practices inserted in the process of initial and continued training of teachers who teach mathematical literacy, for example, the attentive look at the relationship between teaching, learning, family and school and the non-judgment of learning difficulties and the students' family context of difficulties of learning and the acknowledgment of the teaching profession as a special role essential in the classroom. We then conclude that Systemic Pedagogy has been consolidating over the last few years in the scope of Education in Brazil as a posture in the classroom.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização matemáticapt_BR
dc.subjectPedagogia Sistêmicapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs saberes e práticas sistêmicas no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamentept_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, que se insere no campo de investigação da Educação Matemática, tem como temática e procura responder a seguinte questão: “Quais são os saberes e as práticas sistêmicas que estão inseridas no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente?” Para tanto, objetivou analisar os saberes e as práticas curriculares e sistêmicas no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente. Norteadas pelo objetivo geral e problema da pesquisa, construímos os objetivos específicos de forma a (i) discutir a formação inicial e continuada de professores que alfabetizam em Matemática; (ii) apresentar os saberes e as práticas sistêmicas contidas na percepção de acadêmicos do curso de Pedagogia; (iii) debater os saberes e as práticas curriculares e sistêmicas contidas no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do ano de 2019; (iv) discutir a relação do processo sistêmico como instrumento de formação de professores; e (v) descrever a construção sistêmica que os professores das turmas do primeiro ano de escolarização do Ensino Fundamental realizam no processo de Alfabetização Matemática. O enfoque metodológico é baseado na fenomenologia com abordagem qualitativa e a utilização da revisão da literatura e da pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de turmas do primeiro ano de escolarização do Ensino Fundamental de três escolas públicas do município de Montes Claros/MG, bem como de questionários aplicados a dezessete acadêmicos da Unimontes do 5º ao 8º períodos do Curso de Pedagogia e da análise histórico documental do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia do ano de 2019. Como resultados, verificamos que são vários os saberes e práticas sistêmicas inseridos no processo de formação inicial e continuada de professores que alfabetizam matematicamente, por exemplo, o olhar atento para a relação existente entre o ensino, aprendizagem, família e escola e o não julgamento das dificuldades de aprendizagem e contexto familiar dos estudantes das dificuldades de aprendizagem e o reconhecimento da profissão professor como papel essencial na sala de aula. Concluímos então que, a Pedagogia Sistêmica vem se consolidando ao longo dos últimos anos no âmbito da Educação no Brasil como uma postura em sala de aula.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-10-27T19:38:08Z-
dc.contributor.refereeAlmeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e-
dc.contributor.refereeAlmeida, Cecídia Barreto-
dc.contributor.refereeJanuario, Gilberto-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Nathany Gonçalves_Os saberes e práticas sistêmicas no processo de formação inicial e_2023.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.