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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJanuario, Gilberto-
dc.contributor.authorSoares, Marilene Caitano Reis Almeida-
dc.date.accessioned2023-11-14T16:25:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/932-
dc.description.abstractIn this research, we aimed to investigate the relationship teachers establish with curriculum materials and the resources that both agents bring to this relationship. The dissertation is organized in a multipaper format, consisting of an introductory chapter, three articles and a chapter with final considerations. We question the way in which the teachers of the Municipal School Coronel Melvino Ferraz relate to Mathematics curriculum materials; how these teachers interpret the theoretical concepts, from the Education and Mathematical Education fields, underlying the materials; what knowledge teachers use when analyzing curricular materials to plan their classes and how does this analysis enables the expansion of teaching knowledge related to mathematics for teaching. The theoretical reference refers to the discussion about the relationship between curriculum materials and teachers in the Mathematics Education area; in the area of Mathematical Education; to theorize about the concepts of affordance and agency and to the models for analyzing the knowledge needed by teachers for teaching mathematics. Thus, we consider that research has broadened its investigative look beyond the physical characteristics of curriculum materials. Thus, we consider that research has broadened its investigative look beyond the physical characteristics of curriculum materials. The study of understanding the uses that teachers who teach mathematics make from support materials to curriculum development means advancing in this field of knowledge; another issue in which emerges as a result is that, although the materials and teachers can assume themselves as an agency, the students profile and the reality of the classroom are configured as the curriculum development authority; teachers' perception of lack of transparency in materials encourages them resort to other materials, revealing an accentuated degree of infidelity to the adopted curriculum material; and the verification that teachers identify few concepts and properties that justify procedures to be used by students in problem solving, wherein justifications and mathematical properties are implicit.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículos de Matemáticapt_BR
dc.subjectMateriais curricularespt_BR
dc.subjectRelação professor-materiais curricularespt_BR
dc.subjectAffordancept_BR
dc.subjectAgênciapt_BR
dc.titleA relação professor-materiais curriculares de Matemática: análise na perspectiva dos conceitos de affordance e agênciapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, tivemos por objetivo investigar a relação que os professores estabelecem com os materiais curriculares e os recursos que ambos os agentes trazem para essa relação. A dissertação é organizada em formato multipaper, composta de um capítulo de introdução, três artigos e um capítulo com considerações finais. Questionamos o modo como os professores da Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz se relacionam com materiais curriculares de Matemática; como esses professores interpretam as concepções teóricas, dos campos da Educação e da Educação Matemática, subjacentes aos materiais; que conhecimentos os professores mobilizam ao analisar materiais curriculares para planejar suas aulas e como essa análise possibilita a ampliação dos conhecimentos docentes referentes à Matemática para o ensino. O referencial teórico reporta-se à discussão sobre a relação entre materiais curriculares e professores na área de Educação Matemática; às teorizações sobre os conceitos de affordance e agência e aos modelos para análise dos conhecimentos necessários aos professores para o ensino de Matemática. Como resultados, destaca-se o desejo de compreender mais profundamente aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares. Assim, consideramos que as pesquisas têm alargado seu olhar investigativo para além das características físicas dos materiais curriculares. O estudo sobre a compreensão dos usos que professores que ensinam Matemática fazem de materiais de apoio ao desenvolvimento curricular significa avançar neste campo de conhecimentos; outra questão que emerge como resultado é que, embora os materiais e os professores possam se assumir como agência, o perfil dos estudantes e a realidade da sala de aula configuram-se como autoridade do desenvolvimento curricular; a percepção pelos professores de falta de transparência nos materiais os estimulam a recorrer a outros materiais, revelando acentuado grau de infidelidade ao material curricular adotado; e a constatação de que os professores pouco identificam conceitos e propriedades que justifiquem procedimentos a serem utilizados pelos estudantes nas resoluções dos problemas, nos quais estão implícitos justificativas e propriedades matemáticas.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-11-15T16:25:01Z-
dc.contributor.refereeSantos, Francely Aparecida dos-
dc.contributor.refereeLima, Katia-
dc.contributor.refereeTraldi Junior, Armando-
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