Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/933
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Macêdo, Josué Antunes de | - |
dc.contributor.author | Souza, Janaína Neves | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T16:31:21Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/933 | - |
dc.description.abstract | This dissertation presents the results of a research that aimed to understand how the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation — PIBID contributed to the improvement and enhancement of teacher training for basic education. The general objective of this study is to analyze how the program contributed to the training of Mathematics teachers, discussing the contributions in the initial training of teachers from 2010 to 2020. The dissertation is organized in multipaper format and consists of two articles, which have as an objective (i) to identify how teacher training has been discussed through the objectives defined in the research, according to the inquiring directions and results obtained; (ii) to analyze the works published in available research journals evaluated by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) with qualis A1 and A2, with the purpose of discussing the contributions of PIBID on the initial formation of the Mathematics teacher, from the point of view of these authors. For this, a survey of the State of Knowledge was carried out, through which three data sources were investigated, which discuss the training of teachers through the PIBID program, using the systemic methodology and Content Analysis to explore the data collected. These were positive, as they showed benefits such as bringing the future teacher closer to the school and the school to the university, encouraging teaching, thus encouraging the student's permanence in the Mathematics degree. Furthermore, PIBID makes it possible to value the didactic experience, expanding pedagogical knowledge. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.subject | Professor de matemática | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) - PIBID | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Contribuições do PIBID na formação do professor de Matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Ciência Política | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que pretendeu compreender como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência — PIBID contribuiu para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O objetivo geral deste estudo é analisar como o programa contribuiu para a formação do professor de Matemática, discutindo os contributos na formação inicial de professores no período de 2010 a 2020. A dissertação é organizada no formato multipaper e é composta por dois artigos, que tem como objetivo (i) identificar como a formação de professores tem sido discutida por meio dos objetivos definidos nas pesquisas, de acordo com os direcionamentos indagativos e resultados obtidos; (ii) analisar os trabalhos publicados em periódicos de pesquisa disponíveis avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com qualis A1 e A2, com o propósito de discorrer sobre as contribuições do PIBID acerca da formação inicial do professor de Matemática, do ponto de vista desses autores. Para isso, foi realizada uma pesquisa do Estado do Conhecimento, por meio da qual investigou-se três fontes de dados, que discutem a formação de professores por meio do programa PIBID, usando a metodologia sistêmica e a Análise de Conteúdo para a exploração dos dados coletados. Estes, se mostraram positivos, visto que evidenciaram benefícios, tais como a aproximação do futuro docente com a escola e da escola e universidade, incentivo à docência, estimulando assim a permanência do aluno na licenciatura em Matemática. Ademais, o PIBID possibilita a valorização da experiência didática, ampliando os saberes pedagógicos. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2023-11-15T16:31:21Z | - |
dc.contributor.referee | Santos, Edson Crisóstomo dos | - |
dc.contributor.referee | Lopes, Lailson dos Reis Pereira | - |
dc.contributor.referee | Martins, Egídio Rodrigues | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Souza, Janaina Neves_Contribuições do PIBID_2022.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.