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Título: Arquitetura, poder e educação no Brasil: o Centro de Atenção Integral a Criança - CAIC
Autor(es): Marques, Amaro Sérgio
Orientador(ra): Durães, Sarah Jane Alves
Lessa, Simone Narciso
Membro(s) Banca: Souza, João Valdir Alves de
Ide, Maria Helena de Souza
Santos, Gilmar Ribeiro dos
Palavras-chave: Arquitetura;Poder;Educação;Disciplina
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2007
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal verificar em que medida a arquitetura dos prédios escolares oficiais, mais especificamente como exemplificação o Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC, poderia gerar espaços que facilitassem a vigilância, o olhar externo e o controle dos indivíduos no espaço edificado. O trabalho aborda a questão da arquitetura moderna, fazendo, assim, um recorte histórico no momento de sua criação, levando-se em conta ideais e princípios. Ainda desenvolve uma discussão sobre arquitetura dos espaços escolares e as manifestações de poder. Aborda a influência da arquitetura moderna na concepção do CAIC que foi uma proposta de escola padronizada realizada no governo de Itamar Franco. Realiza, também, uma análise da arquitetura moderna e do processo disciplinar escolar, trazendo a visão foucaultiana da vigilância e dos instrumentos de controle, abordando os principais aspectos que interferiram na compreensão da cidade moderna, bem como da cidade como espaço urbano: local do poder, também da criação de uma imagem que transformaria o Brasil em uma nação moderna, em que os conceitos da modernidade fossem plenamente incorporados pela sociedade, através, inclusive, dos prédios escolares, como na escola que é abordada nesta pesquisa.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1025
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