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Título: Acidentes de Trânsito com vítimas fatais em municípios do Norte de Minas”- 2008 a 2012
Autor(es): Mendes, Aline Crystiane de Carvalho
Orientador(ra): Pereira, Anete Marília
Membro(s) Banca: Santos, Gilmar Ribeiro dos
Oliveira, Hélio Carlos de Miranda
Ferreira, Maria da Luz Alves
Palavras-chave: Acidentes de Trabalho - Óbito – Norte de Minas Gerais;Controle social;Socialização
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2014
Resumo: É preocupante o número de vítimas fatais deixadas por acidentes de trânsito no Brasil. Por esse motivo o interesse em estudar os acidentes de trânsito com vítimas fatais em municípios do Norte de Minas Gerais, que tem por objetivo geral analisar a ocorrência de acidentes de trânsito com vítimas fatais, na região de abrangência do Posto Médico Legal (PML) da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Montes Claros/MG. De forma específica busca verificar a captação das vítimas pelas fontes dos bancos de dados da Polícia Civil/MG; apresentar as áreas de maior incidência de acidentes dentre os 39 municípios da área do Posto Médico Legal da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Montes Claros/MG, verificar se há uma relação do aumento da frota de veículos com o número de mortes, compreender as ideias de desenvolvimento brasileiro durante o período de implantação da indústria automobilística, correlacionar alguns conceitos que tratam da normatização no trânsito. No que se refere à metodologia, foi utilizada a quantitativa. O trabalho de campo foi realizado em 2012 e 2013, no PML de Montes Claros. Realizou-se a coleta dos dados, como o local de acidente, bem como sexo, cor, idade e ocupação das vítimas. Para a análise dos dados quantitativos foram utilizados os softwares específicos, Software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS e ARC GIS 10.0. A presente pesquisa foi realizada no Posto Médico Legal – PML da 1ª Delegacia Regional de Montes Claros –DRPC a escolha para realizar a pesquisa nessa cidade deu-se por estar sede daquela regional. O período de 2008 a 2012 foi selecionado por não ser possível fazer o levantamento dos dados de anos anteriores. O levantamento dos dados ocorreu na sede do PML com a análise de 2389 (dois mil trezentos e oitenta e nove) declarações de óbitos foram identificadas 873 (oitocentos e setenta e três) vítimas fatais por acidentes de trânsito. A motivação para iniciar essa pesquisa deu-se pelo fato de ter trabalhado um determinado período no 11 Departamento de Polícia Civil de Montes Claros- DEPPC. Ao trabalhar no 11º DEPPC teve-se contato com os membros da Banca Examinadora de trânsito, bem a oportunidade de conhecer as ações para a Década do Trânsito e de participar de campanhas educativas ministradas por aquele Departamento de Polícia Civil. Adotou-se dois mecanismos que podem minimizar o quantitativo de vítimas fatais por acidentes de trânsito, que podem ser o controle social através das normas e a escolarização com a socialização. Um dos autores citado nessa pesquisa que trata de Controle Social é Nobert Elias quando apresenta o processo civilizador bem-sucedido, as dores causadas pelas restrições e os conflitos entre condutas favoráveis e desfavoráveis, que proporciona um padrão de conduta favoráveis às relações sociais. Sobre o processo de socialização para o trânsito Seguro aborda se Beger e Luckman com os conceitos de socialização primária e secundária. Outro teórico citado no processo de socialização, da educação para o trânsito seguro é Vygotsky quando trata da teoria constutivista do ensino aprendizagem. Os resultados obtidos foram organizados na forma de tabelas e gráficos, mostrando os locais de maior incidência e o perfil das vítimas fatais. Constatou-se que a maior parte dos acidentes ocorreram nas rodovias federais que cortam a região e vitimaram pessoas em idade produtiva. Diante do exposto é feita uma reflexão acerca da complexidade de se aplicar o controle social e a socialização para o trânsito seguro.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1329
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