Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1713
Título: A geografia das feiras livres em Montes Claros (MG): um estudo acerca das interações socioespaciais entre feirantes e frequentadores
Autor(es): Silva, Karine Cássia Queiroz
Orientador(ra): Pereira, Luiz Andrei Gonçalves
Bortolo, Carlos Alexandre de
Membro(s) Banca: Santos, Erika Vanessa Moreira
Alves, Rahyan de Carvalho
Palavras-chave: Feiras livres - Montes Claros (MG);Feirantes;Frequentadores
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: 10-Jun-2024
Resumo: As feiras livres são reconhecidas pela notável adaptabilidade, à medida que demonstra a capa cidade de resistir às mudanças no mercado. Além de enfrentar a concorrência do comércio va rejista, que concentra à venda de alimentos em grandes empreendimentos. Esses eventos regu lares, realizados ao ar livre e em espaços públicos, desempenham uma função crucial na dinâ mica intra e interurbana, de modo a servir como pilares para realizar a comercialização de pro dutos da agricultura familiar e tradicional. Além disso, as feiras livres desempenham um papel significativo nas esferas cultural e social por serem realizadas regularmente em diversas áreas da cidade. O objetivo geral deste estudo é compreender a dinâmica socioeconômica das feiras livres em Montes Claros (MG), de modo a explorarem as relações comerciais e sociais entre produtores, feirantes e frequentadores no período de 2015 a 2022. As pesquisas relacionadas as feiras livres, em Montes Claros, foram estruturadas por meio de revisão bibliográfica, de dados secundários e de pesquisa empírica com realização de trabalho de campo, de aplicação de ques tionários e de entrevistas semiestruturados aplicadas aos feirantes, aos frequentadores e aos representantes institucionais. Desse modo, foi percebido que nas interações socioespaciais entre comércio e cidade, as feiras livres fazem parte do cotidiano dos produtores, comerciantes e consumidores. Em Montes Claros, esse processo não é diferente, pois as feiras livres acompa nharam e acompanham o crescimento da cidade, reestruturando constantemente por meio das relações econômicas, sociais e culturais. O estudo das feiras livres nessa cidade não apenas ampliou a compreensão desses espaços, que desempenham um papel crucial como centros de comércio e interação social. Assim, facilitou o entendimento do perfil dos feirantes e frequen tadores ao possibilitar identificar quem são essas pessoas, suas necessidades, motivações e de safios para frequentar e lidar semanalmente a luta nessa dinâmica das feiras livres.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1713
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Karine Cássia Queiroz_A geografia das feiras livres em Montes Claros_2024.pdf4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.