Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1714
Título: Territórios norte-mineiros: entre os empreendimentos do capital e a destruição do cerrado pelo monocultivo de eucalipto
Autor(es): Santos, Oswaldo Samuel Costa
Orientador(ra): Ferreira, Gustavo Henrique Cepolini
Membro(s) Banca: Silva, Cássio Alexandre da
Alentejano, Paulo
Palavras-chave: Cerrados;Eucalipto - Monocultivo;Projetos de desenvolvimento;Minas Gerais, Norte
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: 2-Jul-2024
Resumo: O presente estudo busca contextualizar e analisar como os grandes projetos de desenvolvimento têm impactado os territórios norte-mineiros no que se refere a questão fundiária e aos aspectos econômicos, hídricos, energético e mineral, entre os anos de 2002 e 2022. Algumas categorias analisadas buscarão aprofundar à questão agrária no Brasil, como grandes projetos de desenvolvimento, territórios e arranjo espacial. Assim, a implantação do monocultivo de eucalipto, via projetos de incentivo ao agronegócio em Bocaiúva, é tida como um caso analítico para explicar a expansão do capital nessa região do estado de Minas Gerais. Tanto no Norte de Minas quanto no município de Bocaiúva há questões a serem compreendidas em relação aos impactos e à destruição do Cerrado, relativas ao monocultivo de eucalipto e a outros empreendimentos, a partir do avanço do capital. Para tanto, combinamos como metodologia de pesquisa uma ampla revisão de literatura e de documentos, tais como registros de jornais, revistas, livros, artigos e outras pesquisas já realizadas sobre o tema e a análise de entrevistas semiestruturadas de ex-trabalhadores de empresas da cadeia de produção do eucalipto, bem como lideranças de movimentos sociais regionais sobre os impactos socioambientais e econômicos a partir da monocultivo de eucalipto. Faremos uso de mapas em forma de série para analisar a área ocupada e possíveis mudanças nos cursos de água. É importante demarcar que a construção dessa pesquisa não se trata apenas de uma busca pela apropriação do método de pesquisa, não somente de qualificação do acúmulo teórico. Trata-se de um processo que não se separa da construção político-social impregnada de sentido, que se fundamenta em um modelo civilizatório que tenha como sentido a vida, o humano, a natureza, o Cerrado e a justiça social. A pesquisa identificou a degradação do rio Tabatinga a partir do monocultivo de eucalipto, trouxe a tona o processo de resistência camponesa contra o deserto verde, o qual influencia diretamente na economia local.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1714
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Oswaldo Samuel Costa_Territórios norte-mineiros_2024.pdf4,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.